
A partir da comparação de ressonâncias magnéticas de pacientes que receberam estímulos magnéticos no cérebro, cientistas perceberam que eles aliviam sintomas de depressão em alguns pacientes. A Ciência ainda não sabe por que isso ocorre, mas alguns dos mecanismos do tratamento revertem a direção de sinais cerebrais.
A pesquisa confirmou, ainda, que pacientes depressivos apresentam atividade incomum dos sinais do cérebro. Isso pode aumentar as possibilidades de diagnóstico da condição. Não invasivo, esse tratamento cerebral é conhecido como Estímulo Magnético Transcraniano (EMT). Ele é personalizado para cada paciente e regulamentado em vários países.
Nem todos os pacientes com depressão apresentam essa disfunção cerebral. Mesmo assim, o EMT pode ajudar a identificar e tratar os que sofrem com ela. Após uma semana de aplicação da técnica, a maioria dos pacientes teve os sinais cerebrais revertidos e melhora na condição. A próxima etapa é testar o método em grupos de pacientes maiores, bem como determinar por quanto tempo a terapia pode ajudar a aliviar os sintomas da doença.

Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos Mín. 21° Máx. 34°


