
A Secretaria de Saúde de Manhuaçu, na Zona da Mata, confirmou a primeira morte causada por meningite bacteriana na cidade este ano. A vítima era uma menina, de 16 anos, que morreu em 4 de junho.
Ela chegou a receber atendimento no Hospital César Leite, mas acabou não resistindo. O executivo municipal informou que está procedendo com o protocolo que determina a realização de ações preventivas, como a avaliação das pessoas que tiveram contato próximo para definir uso de medicação específica, além da realização de análise do cartão de vacina, para a vacinação seletiva de quem ainda não tomou o imunizante contra a meningite nas escolas onde a adolescente estudava.
A meningite pode ser combatida por meio da vacinação. E o imunizante está disponível pelo SUS na cidade. A prefeitura reforça a necessidade dos pais zelarem pela imunização dos filhos, mantendo o cartão de vacina em dia, conforme o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI).
O namorado da vítima segue internado e ainda não recebeu o diagnóstico positivo para a doença.
A meningite é transmitida por meio de contato próximo, através de secreções, portanto a população deve evitar ambientes fechados e higienizar corretamente as mãos e os alimentos.

SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde
Campanha de saúde Campanha em Prudente de Morais reforça combate ao Aedes aegypti e alerta para prevenção de doenças Mín. 19° Máx. 23°


