O turismo de Minas Gerais registra crescimento há dois anos contínuos conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo IBGE em junho e analisada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.
No fechamento do primeiro semestre deste ano, o setor no estado marcou 19,1% de crescimento, o que representa 11 pontos percentuais sobre o verificado em âmbito nacional no período.
É interessante observar que o peso da atividade turística em Minas Gerais no primeiro semestre foi o maior entre 12 estados onde o turismo se destaca no Brasil e que por isso são avaliados pelo IBGE.
O peso da atividade turística mineira foi de 9,16 nos seis primeiros meses de 2023 e superou a pontuação de estados como Bahia (peso 8,96) e Rio de Janeiro (peso 8,74), unidades da Federação conhecidas pelo dinamismo do turismo local.
A análise da Fecomércio MG sobre a PMT/IBGE também aponta um conjunto de fatores bastante favorável ao turismo estadual em comparação com os demais 11 estados avaliados.
O bom desempenho é verificado em três das quatro posições investigadas na pesquisa. Na variação anual com 16,6% de crescimento; no acumulado do ano com 19,1% e no acumulado de 12 meses com 25,8%, o turismo de Minas Gerais está à frente de todos os estados analisados.
Apenas no desempenho de junho, que fecha o semestre e que reflete a sazonalidade das festas típicas regionais, a variação positiva foi de 0,5%, mesmo assim só superada pelo Distrito Federal (4,9%) e Pernambuco (4,3%).
Depois de pontuar 55,4% de crescimento em novembro de 2022, indicando a retomada sobre o período da pandemia, o indicador de crescimento do turismo em Minas continua a evoluir positivamente, caminhando para números mais realistas, com expansão de 25,8% em junho de 2023.
Conforme a análise da PMS, os números que registram o crescimento do turismo mês a mês começam a refletir acomodação - que é fruto da comparação entre o período mais recente e o anterior - apontando para a recomposição do ritmo da atividade turística passado o período de restrições da pandemia.
De acordo com o Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, essa desaceleração caminha rumo a uma maior estabilidade ajustada à realidade e deve prosseguir no segundo semestre de 2023.
A diretora do Departamento de Turismo da Fecomércio MG, Valéria Clara de Oliveira Carmo, faz uma avaliação do desempenho do setor verificado na análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.
“Estamos acompanhando através da PMS/IBGE os resultados positivos do turismo em Minas Gerais, que têm experimentado um crescimento notável, impulsionado por diversos fatores como a diversidade de segmentos, investimentos, melhoria na conectividade e recuperação do mercado de trabalho.
Na prática de mercado, a Fecomércio MG, busca atuar na consolidação da força turística do Estado, e nesse sentido, atua através da sua estratégia de desenvolvimento, o Descubra Minas, na qualificação e governança para que os destinos menos conhecidos se desenvolvam e auxiliem na manutenção e impulsionamento desta posição de destaque nacional e avanço na captação de turistas internacionais”.
Mín. 18° Máx. 31°