Combater a insegurança alimentar de crianças de 0 a 6 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social. Este é o objetivo do Termo de Cooperação Científica firmado pela Prefeitura de Sete Lagoas com o Instituto David Sackett nesta terça-feira, 15 de agosto.
A parceria será norteada pelo projeto de pesquisa “Alimentando Sonhos” e oferecerá alimento de alto valor nutricional ao público-alvo identificado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Smasdh).
O Instituto David Sackett desenvolve projetos de pesquisa voltados para a abordagem dos problemas de saúde ao nível da atenção primária. Em Sete Lagoas, o foco é a segurança alimentar e nutricional como promoção da saúde dos assistidos.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos será o elo do Município neste acordo com a responsabilidade de apontar o público-alvo previamente identificado e ainda monitorar as ações do projeto.
Este projeto do Instituto David Sackett nasceu após um intenso trabalho de pesquisa realizado em campo na pandemia da Covid-19. Durante este processo foram visitadas mais de 6 mil residências quando foi possível comprovar os efeitos da crise sanitária na segurança alimentar da população mais vulnerável. “Dados recentes mostram que houve mais de 100% de aumento na situação de fome. Diante disso, iniciamos este projeto para ofertar alimentos de alto valor nutricional, saudáveis do ponto de vista cardiovascular e minimamente processados”, esclarece o pesquisador Gilmar Reis.
Esse tipo de alimentação apresenta vários benefícios como a melhoria da inteligência e do desenvolvimento cognitivo das crianças. Para conquistar esses objetivos serão realizados testes anuais com instrumentos próprios para avaliação.
Mín. 18° Máx. 31°