Moradores residentes na Rua Mestre Ananias, mais especificamente nas proximidades do Fórum, estão em pânico e preocupados com a saúde pública.
O motivo é que várias casas abandonadas, devido à desapropriação realizada pelo Governo do Estado, a fim de iniciar futuras obras do Fórum local, virou refúgio para moradores de rua que teriam invadido os imóveis.
Segundo os moradores, com o passar do tempo, acumularam-se todo tipo de lixo e entulho no local. Para piorar, as residências estão infestadas de animais peçonhentos, o que é motivo de medo para os reclamantes.
Uma moradora que não quis se identificar relatou que baratas, ratos, ratazanas estão invadindo sua casa. “Até em cima da pia. Não é justo como pagadora de impostos, ser obrigada a conviver com isso”.
A Lei Federal nº 4.947, no Art. 20, estabelece que invadir terras da União, dos Estados e dos Municípios, com intenção de ocupação, é crime e está sujeito a detenção de 6 meses a 3 anos.
Para enfrentar esse problema, Bernardo, morador do bairro há anos sugere uma medida paliativa que poderia ajudar a conter a propagação desses crimes.
“Em minha opinião, deveriam implementar leis mais rigorosas para os responsáveis de imóveis abandonados. Essa legislação os obrigaria a bloquear todas as portas e janelas com tijolos, a fim de evitar o uso criminoso e por usuários”, propôs.
Ele concluiu mencionando que a falta de patrulhamento policial no centro tem permitido a continuidade dessas invasões e atividades ilícitas.
Mín. 18° Máx. 31°