
Desde o final de 2015, o Hospital Nossa Senhora das Graças enfrenta a possibilidade de ter seus serviços de tratamento oncológico descredenciados do SUS. E quem sofre com isso são as cerca de 800 pessoas que estão, atualmente, fazendo tratamento contra o câncer no Hospital. Dessas, 567 moram em Sete Lagoas e 233, em cidades vizinhas. A transferência dos serviços para a cidade de Curvelo, que tem uma população três vezes menor do que a de Sete Lagoas, seria muito prejudicial para todos esses pacientes, uma vez que teriam que viajar 109 km para conseguir tratamento. A mudança também poderia causar prejuízos em outros setores do hospital, já que o tratamento oncológico cria toda uma estrutura de procedimentos cirúrgicos e exames especiais que são utilizados nos casos de alta complexidade. Além disso, setenta por cento do financiamento do Hospital é proveniente do SUS.
Diante de tudo isso, o deputado estadual Douglas Melo participou de várias reuniões com o objetivo de definir ações para que o descredenciamento não ocorresse. No dia 19/04, quarta-feira, mais uma vez, reuniu com o conselho administrativo da Irmandade Nossa Senhora das Graças, empresários de Sete Lagoas e com o superintendente regional de saúde de Sete Lagoas, Jean Barrado, para traçar estratégias para que o município não perdesse o serviço. Ficou acertado entre os membros sugerir que, caso o Ministério da Saúde prosseguisse com a transferência dos serviços para Curvelo, Sete Lagoas não fosse descredenciada e sim firmada uma parceria entre as duas cidades, de modo a manter a quimioterapia em Sete Lagoas e o demais tratamentos na outra cidade.

Na tarde desta quinta-feira, 20/04, o deputado Douglas Melo, acompanhado de vários prefeitos da região, se reuniu com o secretário de estado de governo, Odair Cunha, e em nome do governador do estado, atendendo ao pedido das lideranças, confirmou a permanência do serviço em Sete Lagoas. O anúncio foi feito pelo deputado ao final da reunião em sua página no Facebook. Ele destacou ainda que essa força tarefa das lideranças nada mais é que uma obrigação por serem representantes da cidade e região, porém, é uma conquista que o deixa muito feliz por saber que os 800 pacientes poderão continuar normalmente seu tratamento. Finalizou: “Mais uma vitória do povo de Sete Lagoas e região. Uma ameaça que preocupava toda a região foi sanada. Uma batalha dura, mas que, com a ajuda de todos, vencemos”.

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

