
As hortas comunitárias são uma tradição em Sete Lagoas. Levam saúde através dos produtos orgânicos e movimentam a economia local e a agricultura familiar. Atualmente, sete hortas estão em funcionamento: Barreiro, Cidade de Deus, JK, Montreal/Canadá, Nova Cidade, São Paulo e Vapabuçu.
A vereadora Marli de Luquinha (PSC) apresentou na Câmara Municipal um Anteprojeto de Lei que tem como objetivo expandir o número de hortas comunitárias e aumentar a demanda de produtos orgânicos. De acordo com a matéria, lotes vagos existentes na cidade serão usados para abrigar novas hortas.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, receberá a inscrição dos proprietários de terrenos a serem cedidos e irá distribuí-los entre os pretendentes previamente cadastrados pelo órgão. A implantação dessas hortas só irá acontecer mediante autorização expressa do proprietário do terreno e não afetará aqueles que, por algum motivo, não demostrarem vontade de oferecer o seu lote.
Além das vantagens já citadas, o proprietário que ceder seu espaço ganhará vantagens tributárias sobre o IPTU durante o período de operação da horta. Outro ponto importante é que a manutenção do local será feita pela Prefeitura e produtores, evitando assim o acúmulo de focos do mosquito da dengue, mato, aparição de animais peçonhentos e outros transtornos para a vizinhança.
Para a vereadora Marli de Luquinha, o Anteprojeto de Lei é uma solução inteligente para resolver um problema que vem incomodando moradores de toda a cidade. “Esta proposição visa garantir a limpeza de terrenos baldios, através de um programa de aproveitamento desses terrenos com o cultivo de legumes e hortaliças. Não basta obrigar a limpeza dos terrenos sem pensar na possibilidade de sua utilização no sentido de viabilizar o seu aproveitamento para subsistência. Esse programa é uma alternativa para cidadãos de baixa renda ou até mesmo aqueles que estão desempregados, no sentido de garantir o sustento de suas famílias através do plantio de uma horta”, comentou a parlamentar. Uma vez aprovado pela Câmara, o Anteprojeto de Lei seguirá para aprovação do prefeito municipal.

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

