
Discutir políticas públicas em todos os níveis direcionadas às crianças e assegurar seus direitos. Este foi o foco do 1º Encontro Municipal Pela Primeira Infância promovido pela Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Smasdh).
O evento realizado na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, na Faculdade Santo Agostinho, reuniu representantes do setor público e também de organizações não governamentais (ONGs).
Na política de assistência social existem diversos serviços voltados à família específicos para as crianças entre 0 e 6 anos. Debates e palestras que coloquem em evidência esses programas e ações e a necessidade de apoio de outras áreas são importantes para expandir o atendimento e corrigir possíveis falhas. “Temos que ter uma agenda intersetorial. A política de assistência de maneira isolada não é satisfatória e não garante todos os direitos que o público demanda”, ressalta Delma Aparecida Sales Pereira, superintendente do Sistema Único de Assistências Social (SUAS).
A necessidade de trabalho conjunto entre vários setores da administração municipal é, de maneira unânime, o caminho apontado para a evolução. “Todos devem trabalhar nas várias políticas dos direitos fundamentais preconizados em lei. No encontro, as discussões foram no sentido de que os planos saiam do papel e sejam colocados em prática”, completou Delma Aparecida Sales Pereira.
Um destaque da programação foi o programa Criança Feliz, do Governo Federal, que já foi implementado na cidade e as famílias participantes foram certificadas durante o encontro. “Este programa contempla crianças de 0 a 3 anos que tenham o Cadastro Único (CadÚnico) e de 0 a 6 que tenham o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ainda gestantes. Interessados devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência”, ressaltou Luciene Chaves, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
O 1º Encontro Municipal Pela Primeira Infância foi um importante passo para a realização de um seminário em outubro, onde as discussões serão consolidadas em um documento oficial do Município.
Além de Delma Sales e Alessandra D’Amato, o encontro também contou com palestra de Flávia de Carvalho Barbosa, psicóloga efetiva da Prefeitura de Sete Lagoas e mestre em Administração Pública com ênfase em Gestão de Políticas Sociais.
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade
Assistência Social Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil e os vínculos familiares em Caetanópolis
Concurso público Prefeitura de Cordisburgo abre processo seletivo para Auxiliar de Obras e Serviços
Sustentabilidade Santana de Pirapama recebe Seminário Itinerante de Turismo Sustentável
Educação Em Jequitibá, Prefeitura busca valorização dos profissionais da educação e fortalece a qualidade do ensino Mín. 18° Máx. 21°


