
A Polícia Civil (PC) concluiu que houve homicídio culposo por parte dos pilotos no acidente aéreo que matou Marília Mendonça e outras quatro pessoas, em novembro de 2021, em Piedade de Caratinga, região Leste de Minas. Segundo o delegado Sávio Assis Machado Moraes, a investigação apontou que a tripulação descumpriu a ordem de pouso determinada para o aeródromo. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa da instituição para apresentar a conclusão do inquérito na manhã desta quarta-feira (4 de outubro).
"Apesar de as torres não constarem no Notam (sigla em inglês para Notice to Airman e que na prática é um documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica) em duas cartas da aeronáutica havia a previsão dessas torres de transmissão, então houve uma falha na análise prospectiva da tripulação. E, a partir daí, saíram da área do aeródromo para uma área desconhecida. Descumpriram a ordem de pouso na velocidade da perna do vento. Acreditamos que houve uma tomada de decisão equivocada pois não tiveram ciência das cartas e acabaram colidindo com as torres", detalhou o delegado.
Após as investigações, a PC concluir por três homicídios culposos cometidos por parte do piloto e do copiloto, Geraldo Martins de Medeiros Júnior e Tarciso Pessoa Viana. As vítimas são a cantora Marília Mendonça, o produtor Henrique Ribeiro, e o tio e assessor da sertaneja Abicieli Silveira Dias Filho
"Houve imprudência da tripulação por ter alongado a perna de vento e ter saído da área de proteção do aeródromo. No retorno focaram no aeródromo e acabaram colidindo. A falha de negligência foi pela falha na análise do plano de voo porque tudo leva a crer que não tomaram ciência das cartas que previam as torres", explicou Moraes.
No entanto, diante da morte dos investigados no acidente, a Polícia Civil sugeriu a extinção da punibilidade dos tripulantes e, consequentemente, o arquivamento do inquérito. As investigações também descartaram dano ambiental causado pela queda do avião.
Energia SAAE tem projeto aprovado na Chamada Pública de Eficiência Energética da Cemig
Obras PBH conclui obras de infraestrutura na Rua dos Custódios, na região Nordeste
Acidente Tragédia na pista: cavalo agoniza após ser atropelado e precisa ser sacrificado em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 30°

