
No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o setor do Passe Livre, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Smasdh) e o ESF Santa Luzia, se uniram para promover uma ação em prol do Outubro Rosa no último dia 31 de outubro. A parceria trouxe benefícios significativos para a comunidade, levando informação e apoio às mulheres que enfrentam essa doença. Foi uma manhã especial com café da manhã, palestras e aula sobre autocuidado e autoexame, música, oferta de exames preventivos gratuitos, distribuição de materiais informativos, palestras educativas, entre outros.
"É mais uma ação de extrema importância, de conscientização e prevenção do câncer de mama. Um tema tão necessário que todos devem conhecer. Inclusive o que muitos não falam é sobre os casos que acontecem também em homens", lembra a secretária da Smasdh, Luciene Chaves. "Aproveitamos a ação para fazer no Passe Livre com as mulheres, para reforçar a conscientização e a importância da busca do controle da saúde feminina. Nossa campanha de assistência social vem atuando em uma busca ativa e uma assistência importante para elas", revela o médico perito do Passe Livre, dr. Flávio Pimenta.
"O autoexame é o principal detector precoce para o câncer de mama. Por isso, convidamos todas as mulheres a se cuidarem. Diante de qualquer alteração, procurem o ESF mais próximo", recomenda a acadêmica de Enfermagem da Unopar, Gabriela Silva. "Marcamos um dia de perícia só com as mulheres. Um novo encontro foi agendado para a última semana de novembro", anunciou a supervisora do Passe Livre, Elizabeth Cazarim. A ação conjunta é um exemplo inspirador de como a união de esforços e trabalho em rede pode fazer a diferença na luta contra o câncer de mama. Tanto que a parceria permanece e terá outras ações, como Novembro Azul, o Dezembro Vermelho, entre outros.
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde Mín. 18° Máx. 24°


