Domingo, 28 de Abril de 2024
25°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Política

CGU atesta fraude no cartão de vacina de Bolsonaro, mas investigação não chega a culpados

Ao todo, três registros de vacinação contra a covid-19 foram inseridos no cartão de Bolsonaro

19/01/2024 às 07h04
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
Mega Cidade
Mega Cidade

Um registro de vacinação contra a covid-19 foi incluída no cartão de vacinas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por meio de fraude. Essa é a principal conclusão de uma investigação conduzida pela Controladoria-Geral da União (CGU), divulgada nesta quinta-feira (18). No entanto, o órgão do governo federal não chegou a uma conclusão sobre eventuais culpados pela falsificação.

O registro de imunização foi inserido no cartão de vacinas de Bolsonaro em 19 de julho de 2021, durante a pandemia de covid-19, como se ele tivesse tomado o imunizante na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Peruche, em São Paulo. No entanto, a investigação constatou que o então presidente da República nunca esteve no local.

Bolsonaro viajou à capital paulista na época, mas registros da Força Aérea Brasileira (FAB) mostram que ele voltou para Brasília (DF) um dia antes do registro.

Outros dois registros de imunização foram feitos na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. No entanto, as informações foram excluídas do sistema eletrônico do Ministério da Saúde antes mesmo do início das investigações da Controladoria. Nesse último caso, auditores verificaram um possível esquema de fraude a cartões de vacinação que envolvia um secretário municipal da cidade.

Os indícios levaram à Polícia Federal deflagrar a Operação Venire, que teve como alvos não só o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle, mas o seu ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid. O militar do Exército foi preso preventivamente durante a operação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h07 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Seg 28°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes