Segunda, 29 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Investigação

Presidente da Câmara de Funilândia é investigado por supostos pagamentos ilícitos, abuso de poder e desacato

Denúncia foi aprovada por unanimidade na Câmara; comissão processante tem 90 dias para concluir as investigações

08/03/2024 às 14h53 Atualizada em 08/03/2024 às 15h04
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
O presidente da Câmara de Funilândia, Ruan Albert Pereira Marques - Foto: Redes Sociais
O presidente da Câmara de Funilândia, Ruan Albert Pereira Marques - Foto: Redes Sociais

A Câmara Municipal de Funilândia recebeu um pedido de destituição do presidente Ruan Albert Pereira Marques, da Mesa Diretora da Casa, por suposto pagamentos ilícitos, abuso de poder e desacato.

 A solicitação protocolada pelo cidadão Brasiliano Santana Dean, nesta terça-feira (5), foi recebida pela vice-presidente Érica Cristine Pires Gonçalves, uma vez que o denunciado é o próprio presidente da Câmara.

 Segundo o denunciante, na Reunião Ordinária desta quarta-feira (6), acompanhada por moradores da comunidade Saco da Vida, o presidente Ruan Marques tentou impedi-lo de fazer uso da palavra e não poupou ofensas contra ele, lhe acusando de diversos crimes, faltando com o decoro e honra ao exercício de sua função na Câmara. 

De acordo com a denúncia, as atitudes de desacato e ofensas morais, abuso de poder são constantes por parte do Ruan Marques, não guardando o devido respeito na Câmara. 

 O cidadão só teria conseguido manifestar após uma intervenção do plenário em seu favor. No momento da leitura o presidente Ruan se recusou a ouvir a denúncia, retirando-se da sessão plenária.

Ainda segundo a denúncia, o presidente também é acusado de tentativa de impedimento de tramitação de projeto de lei de vereadores e abuso na não divulgação de pautas, contrariando o regimento interno da Casa.

O cidadão também denunciou a falta de transparência no Portal da Câmara, bem como suposto pagamentos ilícitos de projetos arquitetônicos sem respaldo em lei que teriam sido pagos irregularmente e supostas doações de recursos de forma ilegal para festas locais, ambos com dinheiro da Câmara Municipal, que se comprovado Ruan poderá responder por diversos crimes contra o patrimônio público.

A denúncia foi acatada por unanimidade dos vereadores de Funilândia e deverá ser analisada por uma Comissão Processante (CP) na Câmara, que tem o prazo de 90 dias para concluir as investigações.

Caso seja comprovado os supostos atos ilícitos praticado pelo vereador Ruan, ele poderá ser destituído da presidência da Câmara e consequentemente sofrer um processo de cassação do mandato. 

Ruan foi eleito presidente da Câmara com o apoio do Prefeito Edson Vargas, tendo em vista que ele é seu braço direito no legislativo e já ocupou a função de chefe de gabinete em sua gestão.

A redação tentou contato com o vereador Ruan, mas ele se recusou a responder os questionamentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes