Sábado, 27 de Abril de 2024
20°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Tecnologia Saúde

Tecnologia a serviço da saúde: como os aplicativos vêm reforçando a importância da prevenção às doenças

12/03/2024 às 16h57 Atualizada em 12/03/2024 às 17h00
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Sinerji Gestão e Sistemas
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, competitiva e desafiadora, é comum ter uma rotina atarefada. Nesse cenário, não apenas é frequente que surjam doenças relacionadas à imunidade baixa, devido ao estresse do dia a dia, como muitas vezes a saúde simplesmente fica esquecida, relegada a último plano. Nos EUA, por exemplo, considerado um dos países mais avançados do mundo nessa seara, dados coletados em 2020 e divulgados pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos apontaram que os cuidados preventivos vêm apresentando uma queda, apesar dos esforços estratégicos do governo americano para melhorar esse índice. 

Nas terras tupiniquins, a realidade não se mostra muito diferente. De acordo com uma pesquisa efetuada em 2022 para a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), os brasileiros atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) consideram a saúde como uma de suas prioridades, porém 71% não fazem atividades focadas na prevenção, a exemplo da prática de atividades físicas. Noutra esfera do problema, o SUS investe em média R$ 103 bilhões por ano, mas apenas cerca de 25% desse valor é destinado à saúde preventiva.

Todavia, na contramão disso, a transformação digital também é portadora de boas notícias: os avanços tecnológicos têm se configurado como uma importante ferramenta no reforço à saúde preventiva. Especificamente os aplicativos com esse objetivo, são constantemente aprimorados, além de muito variados e versáteis. Podem desde ajudar a manter a taxa de glicemia no sangue controlada, auxiliar na manutenção de uma alimentação saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão arterial, até colaborar para a saúde cerebral e um sono mais reparador. Pensando nisso, a Unimed Assis (SP) que tem tradição na área de assistência médica, serviços complementares e hospitalares, recentemente implantou a Plataforma Saúde Preventiva.

Oriunda da Sinerji, ela inclui um aplicativo para os interessados realizarem a gestão e cuidados preventivos de saúde. A iniciativa foi oferecida a mais de 3 mil beneficiários, contemplando, por exemplo, diabéticos, idosos e hipertensos e a expectativa é que ao longo de 2024 o número de pessoas auxiliadas chegue a 10 mil.

"É uma prioridade o cuidado à saúde integral dos nossos beneficiários, de modo que a Plataforma se soma a outras práticas que temos desenvolvido continuamente. É fundamental haver esse entendimento e atenção acerca do papel da prevenção no dia a dia, e ações como essa fortalecem e dão uma contribuição efetiva, notadamente quando falamos em prevenir fatores de risco”, afirmou o presidente da Unimed Assis, Dr. Elyseu Palma Boutros.

Para o Dr. Elyseu, unir educação e inovação significa oportunizar mais conhecimento e essa é uma necessidade urgente para toda sociedade, sobretudo no Brasil, que, conforme a OMS, terá a quinta maior população idosa do planeta, em 2030, o que aumenta a necessidade de cuidados preventivos para garantir uma maior qualidade de vida e longevidade.

Saúde Preventiva como elemento primordial

Conforme a coordenadora de assistência em saúde, naquela cooperativa de trabalho médico, Tatiane Furnari, a saúde de qualidade passa diretamente pela prevenção. "E o estilo de vida, como sabemos, é um elemento primordial. Maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, uma rotina de trabalho extenuante são fatores facilmente encontrados na vida diária e isso é muito preocupante. Nesse sentido, a Plataforma Saúde Preventiva e outras ferramentas do gênero podem ser grandes aliadas ou mesmo um primeiro passo para uma mudança de atitude, pois conscientizam, à medida que trazem informações valiosas", disse.

A Unimed Assis foi fundada em 28 de fevereiro de 1985, contemplando na atualidade mais de 200 serviços credenciados, 6 hospitais, 22 laboratórios, 277 clínicas, bem como mais de 180 médicos cooperados e pré-cooperados. Concentrada em ofertar uma gestão de qualidade baseada na excelência, ela é certificada pela ISO 9001, desde 2015.

Três sistemas e um único propósito: a saúde em 1º lugar

A Plataforma Saúde Preventiva congrega várias ferramentas de software para informatizar, automatizar e gerenciar ações e programas relacionados ao assunto. Na Unimed Assis, por exemplo, ela compreende três sistemas distintos. O primeiro, denominado “Gestor Web”, fornece recursos para o acompanhamento de cuidados preventivos dos beneficiários, pelos gestores da Unimed, propiciando a elaboração de metas para o setor de medicina preventiva, a análise do impacto e da efetividade na promoção da saúde e bem-estar dos beneficiários, e a classificação de risco. Gera, ainda, indicadores essenciais para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O segundo é o “Gestor App”. Trata-se de um aplicativo móvel, em que os gestores da Unimed efetuam a coleta de informações sobre o estado de saúde dos beneficiários, podendo, igualmente, supervisionarem o empréstimo de equipamentos de monitoramento, a exemplo do glicosímetro (que faz a medição de glicose) e o esfigmomanômetro (utilizado para aferir a pressão arterial).

Já o terceiro, é o “Saúde em Dia” — um aplicativo para uso em celulares pelos beneficiários dos planos de saúde conveniados com a Plataforma. Várias funções que facilitam o cotidiano dos usuários estão atreladas a ele, como o agendamento e acompanhamento de consultas, acesso a exames, registro automático de presença em atividades de saúde preventiva, plano de refeições personalizado para prover uma alimentação saudável, coleta de dados antropométricos e de bioimpedância — integrando as informações com sistemas laboratoriais — levantamento de riscos e gerenciamento de comorbidades, bem como recursos específicos para avaliação do estado de saúde, incluindo, por exemplo, aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes