
Após gastar cerca de 1 milhão com festas, a Prefeitura de Araçaí decretou contenção de gastos no Município.
Os gastos de cerca de 1 milhão de reais ocorreram nos últimos eventos da Cidade.
O Decreto Nº 3479/2024, de Contenção de Gastos, foi publicado nesta quarta-feira (13 de março), após solicitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), devido a Prefeitura de Araçaí ter ultrapassado o limite de gastos de 95% no período de 12 meses.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, no artigo 167-A, o Município que supera 95% dos gastos nos últimos 12 meses, deverá decretar contenção de gastos, não fazer reajuste salarial e pagamento de benefícios extras aos servidores, bônus, abonos e proibir a nomeação de cargos comissionados.
Em seu Artigo 9º da Lei Complementar 101, a Prefeitura de Araçaí assume que não cumpriu e não conseguirá honrar as metas fiscais, o que leva a entender que o Município está no vermelho e em situação de alerta e emergência.
Além do não reajuste salarial e pagamento de benefícios extras aos servidores, proibir a nomeação de cargos comissionados, o Decreto proíbe a compra de materiais permanentes, o custeio de viagens, cursos e congressos.
O Decreto também determina que os secretários municipais tomem medidas para o controle e redução de gastos em materiais do expediente de trabalho, combustível, manutenção e conservação dos órgãos, telefone e energia elétrica.
O acompanhamento de contenção de gastos será realizado e verificado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Fazenda.
A gestão do prefeito Kalu tem sido marcada por várias turbulências, truculências pelo forma que ele mesmo administra o Município de Araçaí, com suspeito de assédio moral a servidor, gastos excessivos com camarotes destinados à parentes, amigos e convidados em eventos e festas.
Um dos motivos tem feito seus aliados afastarem cada vez mais de sua gestão, sendo um dos principais seu vice-prefeito Renato Alves Batista que já tem demonstrado claramente que não irá caminhar com o prefeito Kalu nas próximas eleições.

Investimentos Ministro Camilo Santana visita obras do novo Campus Sete Lagoas do IFTM
Vacinas Sala de vacinação do Shopping Sete Lagoas fecha durante o Carnaval
Investigação PF reprime supostas práticas de corrupção eleitoral em Vespasiano
Nepotismo Ex-presidente de Câmara Municipal em Minas é condenado por nomear filha menor em cargo inexistente
Suspensão Governo de Minas anuncia suspensão da “saidinha” de Carnaval para detentos do sistema prisional estadual
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos Mín. 18° Máx. 23°


