Segunda, 29 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Eleições 2024

AMM promove o 1º Fórum Mineiro Eleitoral

10/04/2024 às 15h59
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com AMM
Compartilhe:
AMM promove o 1º Fórum Mineiro Eleitoral

Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, é preciso estar por dentro das inúmeras mudanças nas regras eleitorais, além de se atentar para as condutas vedadas nesse período. Por isso, a Associação Mineira de Municípios (AMM) convida todos os interessados para o 1º Fórum Mineiro Eleitoral, momento crucial para os pré-candidatos à eleição ou reeleição, assessores, coordenadores de campanhas eleitorais, integrantes de partidos e demais envolvidos com o processo democrático.

O evento acontece nos dias 23 e 24 de abril, no Auditório Vivaldi Moreira, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

Inscreva-se clicando aqui.

Durante os dois dias, autoridades e renomados especialistas falarão sobre temas extremamente relevantes relativos ao período eleitoral, para que os participantes possam compreender as recentes mudanças legais e os seus impactos nas eleições municipais. Além disso, destaca-se a relevância do Fórum para os prefeitos em busca da reeleição, que encontrarão orientações específicas para o fim de mandato e as condutas vedadas no período.

Assuntos como convenções e registros, condutas vedadas, obrigatoriedade do cumprimento do plano de governo, propaganda eleitoral, participação feminina na política, vedações fiscais no último ano do mandato, novidades para as eleições de 2024, inelegibilidades e prestação de contas eleitoral, estão previstos na programação do evento.

Importante destacar que as palestras e paineis serão espaços abertos para o público fazer perguntas aos especialistas, possibilitando esclarecer dúvidas e promover um debate enriquecedor sobre os temas abordados.

 “O 1º Fórum Mineiro Eleitoral promete ser um espaço de aprendizado, troca de experiências e preparação estratégica para as eleições municipais de 2024. Os interessados em participar do pleito não devem perder essa oportunidade de se atualizar e influenciar os rumos da política local”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

Confira a programação completa:

1° DIA – 23/04/2024 – TERÇA-FEIRA                                            

09h – Abertura oficial

10h – Convenção e Registros

Palestrante: Raimundo Cândido Neto – advogado, conselheiro seccional na OAB-MG, membro efetivo da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB.

10h40 – Perguntas do público  

11h – O que pode e não pode fazer no ano das eleições: Condutas Vedadas

Palestrante: Acácio Wilde – consultor jurídico da AMM, especialista em direito público e eleitoral, presidente da Comissão de Direito Municipal OAB/MG.

11h40 – Perguntas do público

12h – Intervalo para almoço

14h – Obrigatoriedade de cumprimento do Plano de Governo

Palestrante: Flávio Boson – desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, mestre em direito político, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)

14h40 – Perguntas do público 

15h – Propaganda eleitoral

Palestrante: Marcelo Bueno

16h – Participação das mulheres na política

Palestrante: Patrícia Henriques Ribeiro – juíza titular do TRE/MG, presidente da Comissão Estadual de Direito Municipal da OAB/MG

Palestrante: Edilene Lobo – ministra do TSE (a confirmar)

17h  café de encerramento

2° DIA – 24/04/2024 – QUARTA-FEIRA

08h30 – Café de boas-vindas

 09h30 – Vedações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal no último ano do mandato com foco na despesa com pessoal e gastos em cobertura financeira

Palestrante: Marconi Braga – diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – (TCE/MG)

Mediador: João Augusto Cardoso – consultor jurídico da AMM, advogado especialista em direito público e eleitoral; membro da Comissão de Direito Municipal da OAB/MG.

10h30 – Perguntas do público

10h50 – Novidades para as eleições de 2024

Palestrante: Jorge Cançado Neto – Consultor jurídico da AMM, advogado especialista em Direito Processual, vice-presidente da Comissão de Direito Municipal da OAB/MG

11h30 – Perguntas do público

12h – Intervalo para almoço

14h – Inelegibilidades

Palestrante: Ana Márcia Melo – Advogada especialista em Direito Público e em Controle Externo da Administração Pública, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)

14h40 – Perguntas do público 

15h – Arrecadação, gastos e a prestação de contas eleitoral

Palestrantes: Rityer Costa Madeira e Leandro Dayrell

16h – Perguntas do público

16h30 – Café de encerramento

1º Fórum Mineiro Eleitoral da AMM

  • Data: 23 e 24 de abril
  • Local: Auditório Vivaldi Moreira – TCEMG
  • Av. Raja Gabaglia, nº 1315 – Luxemburgo – BH/MG
  • Inscrições: centralamm.org.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes