
Diretores, professores, auxiliares e serventes mais preparados para salvar as vidas de nossas crianças nas 60 escolas municipais de Sete Lagoas. Este é o objetivo do Projeto Amigo do Peito, voltado à educação, capacitação e treinamento acerca do Suporte Básico de Vida (SBV). A iniciativa, realizada na Faculdade Atenas em parceria com o Centro de Treinamento em Urgência e Emergência (Curem), o SAMU Sete Lagoas e as secretarias municipais de Educação e Saúde, teve início no último sábado, 6 de abril, e segue pelas próximas 17 semanas, capacitando até 90 profissionais por turma.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Roselene Teixeira, o treinamento conta com vídeo-direção, aulas e simulações com o uso de bonecos realísticos. "Outros tópicos abordados incluem segurança da cena e das pessoas ao redor, acionamento do serviço de urgência (SAMU), reconhecimento e tratamento de parada cardiorrespiratória, compressões torácicas e o uso de desfibrilador, além de asfixia e desobstrução das vias aéreas", explica.
O Amigo do Peito foi criado em 2009 pelos médicos que fundaram o Curem, o maior centro de treinamento em urgência e emergência da América Latina. Em um exercício de cidadania, discentes do 5º e 6º ano de Medicina da Faculdade Atenas de Sete Lagoas compõem uma equipe que se compromete a ministrar conhecimentos de suporte básico de vida (SBV) para os profissionais das escolas municipais da cidade, em uma ação de cuidado com a preservação da vida, do exercício de solidariedade e da formação pessoal.

HIV Brasil fica livre da transmissão do vírus HIV de mãe para filho, afirma OMS
Prevenção Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção ao HIV e às ISTs em Fortuna de Minas
PBH PBH reforça ações para reduzir tempo de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas
Campanha Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis
Dia D Prefeitura de Sete Lagoas promove grande mobilização no Dia D Contra o Aedes aegypti neste sábado, 29
Sangue URGENTE: ex-padre e ex-vereador Claudinei Dias precisa de doação de sangue para vencer câncer na medula óssea Mín. 17° Máx. 25°


