Segunda, 29 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Preocupação

Verme “cabeça de martelo” é encontrado em mandioca nas Fazendinhas Pai José em Sete Lagoas

Veja o vídeo!

15/04/2024 às 14h48 Atualizada em 15/04/2024 às 15h22
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
 Verme “cabeça de martelo” é encontrado em mandioca nas Fazendinhas Pai José em Sete Lagoas

Verme “cabeça de martelo” é encontrado em mandioca nas Fazendinhas Pai José em Sete Lagoas
Uma moradora das Fazendinhas Pai José em Sete Lagoas, Mercilene Souza, encontrou em uma mandioca neste domingo (14), na Alameda Beija-flor, um verme “cabeça de martelo” (VEJA O VÍDEO).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mega Cidade (@megacidade)


Recentemente, reportagens mostraram a expansão do verme pelo Brasil. Bipalium kewense é o seu nome científico, pertencente ao grupo dos Terricola, os platelmintos terrestres de vida livre (não-parasitas). 

Acredita-se que seja nativo do sudeste asiático, mas foi espalhado pelo mundo quando trazido acidentalmente em navios e hoje pode ser encontrado em vários locais, incluindo: América do Norte, Austrália, ilhas do Caribe, América do Sul, África, Madagascar e agora no Brasil.

Trata-se do maior platelminto de seu tipo, chegando a 60 centímetros de comprimento, tem a cabeça arredondada semelhante a um martelo. É um predador de pequenos animais como moluscos e vermes menores e até de si próprio.

De acordo com Damisson Salvador do Carmo, biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Vigilância Ambiental de Sete Lagoas, esse verme é uma planária que é encontrado facilmente em vários jardins. 

Segundo o biólogo, o verme “cabeça de martelo” não suporta locais que recebem iluminação direta do sol, por isso se abriga em ambientes úmidos e sombreados. “Ele fica embaixo de pedras decorativas de jardins em baixo de plantas grandes e em qualquer local úmido e sombreado. Não é causador de doença e não transmite nada ao homem.”, explica.

E completa: “Como ele vive em um ambiente de Jardim, devemos evitar o contato direto, pois ele carrega várias bactérias. Assim como uma barata que pisa em um ambiente contaminado e pisa em um alimento levando micro-organismos para esse alimento, esse verme vai fazer a mesma coisa se ele deslocar sobre alimentos estes devem ser higienizados.”

De acordo com Damisson Salvador, trata-se de uma planária que se for partida ao meio, cada metade irá regenerar, pois ele se reproduz assexuadamente por bipartição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes