
Para explorar as vastas possibilidades dos consórcios públicos intermunicipais, o 39º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, terá um espaço exclusivo de discussão sobre esse instrumento que tem se tornado uma importante forma de viabilizar políticas públicas de forma cooperada: o I Fórum Mineiro de Consórcios acontecerá no segundo dia do maior evento municipalista estadual do país, 5 de junho.
O evento será uma oportunidade única para os gestores municipais se atualizarem, trocarem experiências e fortalecerem parcerias em prol do desenvolvimento regional. A programação será abrangente, incluindo palestras e apresentações de casos de sucesso, além de temas variados, desde a vigilância sanitária consorciada até a municipalização do trânsito, passando pela certificação de produtos de origem vegetal e os desafios dos consórcios de saúde.
Além disso, serão destacadas novas abordagens governamentais para impulsionar os serviços municipais de inspeção e a implantação de centros de referência em saneamento ambiental.
Entre os palestrantes confirmados, estão autoridades e especialistas de renome, como Darlan Venâncio Thomaz Pereira, Subsecretário de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, e Gustavo André Valadares, Procurador Jurídico do Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário (CISREC).
“Os consórcios intermunicipais representam uma ferramenta fundamental para viabilizar políticas públicas de forma cooperativa que, isoladamente, os municípios não alcançariam. Isso vem agregando muito nas compras consorciadas, execução direta de obras, na contratação coletiva de procedimentos médicos, consultas”, destacou o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.
“Com a nova lei de licitações, a importância que os consórcios terão a partir deste ano, é fundamental o fortalecimento e o preparo dos consórcios para uma melhor gestão e aplicabilidade das atividades consorciadas aos municípios”, destaca o coordenador do AMM Consórcios, Leandro Rico, enfatizando a necessidade de participação no I Fórum, que acontecerá dentro do maior evento municipalista estadual do país.
Durante o Fórum, também serão apresentados cases de sucesso, proporcionando um momento de troca de experiências e boas práticas. “Os cases nos mostram que com os consórcios, a demanda em escala auxilia para dar viabilidade a vários projetos que enfrentariam grandes dificuldades para serem executados, e se conseguissem”, destacou Dr. Marcos Vinicius.
Conheça a programação completa do 39º Congresso Mineiro de Municípios e faça sua inscrição gratuita pelo site oficial do evento clicando aqui.
39º Congresso Mineiro de Municípios
Data: 4 e 5 de junho de 2024
Local: Expominas ( Av. Amazonas, 6200 – Gameleira) – Belo Horizonte – MG
Programação e inscrições gratuitas aqui.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 25°


