Quinta, 30 de Maio de 2024
17°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cultura Exposição

Cordisburgo: Museu Casa Guimarães Rosa abre exposição “Ave Palavra” com bordados inspirados nas obras do escritor

13/05/2024 às 10h12
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com CORDISnotícias
Compartilhe:
Cordisburgo: Museu Casa Guimarães Rosa abre exposição “Ave Palavra” com bordados inspirados nas obras do escritor

O Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, inaugurou no último sábado (11), a exposição “Ave Palavra”, do artista mineiro Osmar Oliva, que reúne 40 bordados inspirados nas obras de Guimarães Rosa.

A mostra, que fica aberta ao público até dia 30 de junho e tem curadoria de Fabiano Lopes de Paula, reflete a jornada de um homem e suas composições dentro de um contexto de imagens e de um simbolismo peculiar que afloram na alma do sertanejo.

“Ave Palavra” é também uma homenagem à obra de Guimarães Rosa, autor de um livro de mesmo nome, uma coleção póstuma de escritos diversos que inclui contos, fragmentos de diários e reflexões, e representa a natureza ondulatória e o ritmo da escrita rosiana. Cada ponto e cada linha podem simbolizar as alturas emocionais e as nuances sutis expressas em bordados, capturando a musicalidade e o ritmo tão característicos no trabalho literário de Rosa.

“Este conjunto de 40 bordados, meticulosamente trabalhados por um artista cuja história transcende a técnica artística, convida-nos a vivenciar um mundo onde o ato de bordar se transforma em uma ponte emocional entre o traçado e tramas do ponto a ponto, das linhas e das cores, contornando e cosendo formas, ilustrando em poesia”, destaca Fabiano de Paula.

Inspirado pelas lembranças de sua mãe bordando à porta de sua humilde casa, e movido pela saudade após sua partida, o artista empreendeu uma jornada de criação que o levou a completar 40 peças, cada uma delas carregando camadas de significado e emoção. Ao longo da exposição, os visitantes são convidados a refletir sobre as diversas formas de amor e de memória e sobre como a arte, em suas múltiplas expressões, pode servir como um veículo poderoso para a celebração da vida. “A forma das linhas e as cores poderiam, ainda, simbolizar a voz de Rosa, que ressoa através de suas palavras como uma ave, um pássaro que voa livremente, espalhando suas histórias e a riqueza da cultura sertaneja”, finaliza o curador Fabiano de Paula.

Osmar Oliva nasceu em Brasília de Minas. É neto de Duzim Oliva, o primeiro fotógrafo da cidade, e sobrinho-neto de Zino Oliva, escultor e pintor em Montes Claros nos anos de 1920. Em sua família, destacam-se, portanto, artistas nas diversas áreas: literatura, escultura, fotografia, pintura, música e bordado. O artista é formado em Letras Português/Francês pela Unimontes, com mestrado e doutorado em Estudos Literários pela UFMG. É professor na Unimontes desde 1996 e já publicou dezenas de livros de crítica literária, de poemas e de contos. Dedica-se de forma polivalente a outras artes como a pintura, a escultura, a fotografia, e o bordado à mão.

Serviço:

Exposição "Ave, Palavra", do artista Osmar Oliva
Curadoria: Fabiano de Paula
Quando: De 11 de maio a 30 de junho
Local: Museu Casa Guimarães Rosa (Av. Padre João, 744 - Cordisburgo)

Por SECULT

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 28°

Sex 27°C 13°C
Sáb 25°C 11°C
Dom 25°C 11°C
Seg 27°C 13°C
Ter 27°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes