
A Santa Casa de Belo Horizonte, o hospital São Francisco, Hospital Evangélico e a Maternidade Sofia Feldman estão entre os filantrópicos, da capital, que vão participar de uma ação coletiva na próxima sexta-feira, 26/05, a partir das 07h da manhã. Em Minas Gerais, pelo menos 128 hospitais filantrópicos sofrem com atrasos nos repasses de recursos financeiros e com uma dívida do Governo de Minas, que já ultrapassa 250 milhões de reais.
No dia 26/05 os usuários dos filantrópicos vão receber, também, informações sobre a crise no setor e explicações sobre a suspensão do atendimento de alguns serviços do SUS em várias instituições. Mais de 20 hospitais confirmaram participação no movimento e vão abrir as portas para mostrar à imprensa as dificuldades que enfrentam para garantir atendimento à população.
A iniciativa é da FEDERASSANTAS que representa as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas. A Federação já se mobiliza para entrar na Justiça para que as autoridades cumpram com os pagamentos atrasados e dívidas. Também no dia 26/05 a presidente da FEDERASSANTAS, Kátia Rocha, coloca-se à disposição da imprensa para dar esclarecimentos sobre as ações do setor para reverter esse quadro, que já coloca as entidades de saúde em alerta, como Conselho Regional de Medicina, de Enfermagem e de Farmácia.
Sem recursos, vários hospitais deram início à suspensão de importantes serviços à população e ao corte de leitos para pacientes do SUS. Agora, as internações só são feitas quando há condições mínimas necessárias para se garantir o atendimento aos pacientes.
A maioria dos valores pagos pelo SUS, para cada um dos serviços prestados, não tiveram aumento nos últimos anos. Para se ter uma ideia, para atender um paciente numa consulta de urgência, os hospitais filantrópicos recebem do governo apenas R$ 11,00! Com esse dinheiro, hoje em dia, não dá para comprar um pacote de arroz!

Os filantrópicos atendem todas as cidades de Minas e representam 70% das internações de pacientes do SUS.
Em 2016, esses hospitais garantiram mais de 800 mil internações; mais de 320 mil cirurgias e quase 1 milhão e meio de tratamentos contra o câncer. Além disso, 57% dos partos, pelo SUS, foram realizados pelos filantrópicos.


VEJA O VÍDEO DO MOVIMENTO “FEDERASSANTAS PELA SAÚDE” PUBLICADO NAS REDES SOCIAIS!
https://www.youtube.com/watch?v=9QzcX83Q-AQ&feature=youtu.be

FEDERASSANTAS - FILANTRÓPICOS UNIDOS NA LUTA PELA VIDA!

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°

