
Contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricionais e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
Este é o objetivo do novo cardápio escolar que entrou em vigor no início deste mês de maio em todas as 60 escolas da Rede Municipal de Ensino de Sete Lagoas, com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O novo cardápio tem vigência de um ano e sua composição é baseada na Resolução nº 06, de 08 de maio de 2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A resolução preconiza a oferta de, no mínimo, dois dias por semana de frutas in natura, além de legumes e verduras, no mínimo, três dias por semana, em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial.
Sendo assim, de acordo com a secretária da pasta, Roselene Teixeira, o cardápio elaborado pela equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação apresenta a oferta de três porções de frutas, enquanto legumes e verduras são ofertados cinco vezes por semana nas escolas de período parcial. "Para as unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período integral, são ofertadas frutas in natura no mínimo quatro dias por semana e no mínimo cinco dias por semana para legumes e verduras. No novo cardápio para as escolas de período integral, são ofertadas cinco porções de frutas, legumes e verduras", detalha.
Além disso, para os alunos até três anos de idade, não é ofertado açúcar, cumprindo com o preconizado pela legislação. “§ 8º É proibida a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças até três anos de idade, conforme orientações do FNDE”.

SETE LAGOAS Alunos da UFSJ de Sete Lagoas participam de desafio voltado ao inventário de matas nativas
EDUCAÇÃO Enem 2026 abre prazo para isenção da taxa nesta segunda; veja quem pode pedir e como fazer
SETE LAGOAS Sete Lagoas inaugura neste sábado (11) revitalização da Escola Dr. Milton Campos, que completa 70 anos
SETE LAGOAS UFSJ de Sete Lagoas será sede de congresso nacional voltado aos setores de cereais e panificação
SETE LAGOAS Campus da UFSJ em Sete Lagoas recebe visitas de estudantes e abre as portas para escolas
EDUCAÇÃO Prazo para pedir isenção do Enem 2026 vai de 13 a 24 de abril
CONSCIENTIZAÇÃO SAAE promove semana especial com ações pelo Dia Mundial da Água em Sete Lagoas
CULTURA DA PAZ Sete Lagoas aprova lei voltada à promoção da cultura de paz e combate ao discurso de ódio nas escolas
Evento Cultural Sesc Sete Lagoas promove evento gratuito “Sesc Movimenta” com oficinas, dança e atividades culturais Mín. 16° Máx. 26°


