Segunda, 22 de Julho de 2024
16°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Higiene

Mais sujo que tampa de privada? Como evitar que garrafinha d’água vire um poço de micróbios

21/06/2024 às 14h34
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo/O Tempo
Compartilhe:
Mais sujo que tampa de privada? Como evitar que garrafinha d’água vire um poço de micróbios

Ter uma garrafinha d’água a tiracolo representa um benefício duplo: garante um bom nível de hidratação e evita o consumo excessivo de materiais descartáveis. Mas você já pensou na higiene desse utensílio

Segundo o médico Rodrigo Lins, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, muitas pessoas acreditam que basta enxaguar a garrafinha na torneira para limpá-la, mas isso está longe da realidade.

Pesquisas indicam que garrafas não limpas podem acumular micro-organismos prejudiciais à saúde.

Um estudo da WaterFilterGuru calculou que uma única garrafa reutilizável pode carregar cerca de 20,8 milhões de UFCs (Unidades de Formação de Colônias). Para comparação, o assento de uma privada tem, em média, 515 UFCs.

Outra pesquisa da Universidade Henan, na China, revelou que uma garrafinha pode conter até 75 mil bactérias por mililitro de água, número que pode subir para 2 milhões/ml em apenas 24 horas.

Riscos de Não Lavar a Garrafinha

As garrafas acumulam bactérias de diversas fontes, como mochilas e bolsas. Quando encostamos a boca no gargalo ou usamos os dedos para abrir a tampa, transferimos micróbios para o utensílio. Sem limpeza adequada, esses micro-organismos se multiplicam rapidamente, formando colônias.

Impacto na Saúde

O uso de garrafinhas sujas pode levar a sintomas gastrointestinais leves ou, em casos mais graves, infecções difíceis de tratar. Pessoas alérgicas a fungos podem sofrer reações, como congestão nasal e dor de cabeça.

Higiene Adequada

Especialistas recomendam lavar a garrafinha diariamente com água e sabão, utilizando escovas para a remoção mecânica de micro-organismos. Evite compartilhar a garrafa e não a preencha com líquidos diferentes de água.

Material da Garrafinha

Embora o material (alumínio, plástico ou vidro) tenha pouco impacto no acúmulo de bactérias, estudos indicam que garrafinhas de vidro podem ter uma menor taxa de contaminação. Evite recipientes com ranhuras ou partes ásperas que dificultam a limpeza.

Para manter a saúde e a sustentabilidade, lembre-se de higienizar sua garrafinha regularmente e de forma adequada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h11 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 28°

Ter 28°C 13°C
Qua 28°C 12°C
Qui 29°C 12°C
Sex 30°C 13°C
Sáb 30°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes