A Diocese de Sete Lagoas pode vivenciar o momento único na vida sacerdotal do Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, que comemorou seus 25 anos de sacerdócio nesse dia 01 de agosto de 2024.
As festividades iniciaram na quarta-feira dia 31 de agosto, com a Live dos 25 anos de Sacerdócio, num bate-papo agradável com o representante dos presbíteros, padre Evandro Bastos e seguiu nessa quinta-feira dia 01 de agosto com a celebração na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, com a participação dos irmãos no Episcopado, Dom Edmar José da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e Dom Moser João, Bispo Emérito do Cruzeiro do Sul no Acre; do Clero diocesano; das autoridades: políticas, civis e militares, dos meios de comunicação; paroquianos; familiares; amigos das comunidades por onde ele passou nesses seus 25 anos de caminhada.
A presença expressiva da nossa Igreja local repercutiu o carinho recíproco do pastor acolhedor pelas palavras e pelo testemunho. O empenho no social e na ecologia traduz a mensagem daquele que cuida e zela pelo seu rebanho com dedicação e fulgor.
A Liturgia celebrada foi à mesma da sua ordenação em 1999, com suas leituras e cânticos mantidos, para celebrar a sua dedicação e amor ao ministério ordenado vivenciado até os dias de hoje com satisfação.
Dom Edmar, convidado para proferir a homília, fez menção ao Dom Francisco, da alegria em ver um sacerdote que atingiu o 3º grau da Ordem Sacerdotal, pelo seu jeito simples e dedicado, ressaltando a sua condição de pastor que compadece de suas ovelhas, as acolhe, trata e acompanha de perto seus passos certeiros.
A Celebração foi marcada também pelo gesto concreto na forma de doações feita pelos convidados, ao Hospital Nossa Senhora das Graças, que foram recolhidos no local e com certeza ajudarão muito no cotidiano com os pacientes.
Em suas palavras ao final da celebração percebemos um homem simples que traz intrínseco o gosto pela terra, a satisfação e orgulho do servir. Um sacerdote por natureza, conduzido pelo Espírito Santo em suas perspectivas e propostas. A humildade das palavras trouxe a todos uma reflexão de como deixar-se envolver pelo chamado da prática vocacional em nosso cotidiano.
Após a celebração foi servido um delicioso jantar aos convidados presentes, preparado por voluntários e parceiros queridos, que fizeram questão de oferecer seu trabalho, como forma de carinho e acolhida ao nosso bispo diocesano.
Efetivado com um delicioso bolo e votos de saúde e realizações, os presentes puderam compartilhar da alegria de Dom Francisco ao culminar esse momento único da Diocese de Sete Lagoas.
Mín. 15° Máx. 32°