
Jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Sete Lagoas alcançaram uma marca significativa ao doarem mais de uma tonelada de alimentos para instituições sociais e beneficentes da cidade. A produção, que inclui legumes e hortaliças, também foi distribuída para as famílias dos adolescentes, demonstrando o impacto positivo do projeto de horticultura na vida dos envolvidos.
Essa doação expressiva só foi possível graças à expansão do projeto, que teve sua área de cultivo ampliada de 141 m² para 2,7 mil m². Com isso, os jovens passaram a cultivar uma variedade ainda maior de alimentos, incluindo frutas e ervas medicinais. Um dos destaques da iniciativa é a construção de um berçário de mudas, previsto para ser concluído em breve, o que permitirá a produção de mais itens para doação.
Giselle Cyrillo, subsecretária de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ressalta a importância da atividade. “Essas atividades são fundamentais para a reintegração social dos adolescentes, reforçando valores de serviço e cuidado à comunidade”, afirmou.
Atualmente, dez adolescentes participam da oficina de horticultura, mas a meta é expandir o projeto para incluir todos os jovens atendidos pela unidade. A diretora-geral do Centro Socioeducativo, Raquel Dias, destacou que a ampliação do projeto permite aos adolescentes desenvolverem um novo olhar sobre o meio ambiente e sua responsabilidade social. “Isso ressignifica seu papel na sociedade e beneficia diretamente a comunidade local”, enfatizou.
Os próprios adolescentes destacam os benefícios emocionais e sociais proporcionados pela atividade.
“Cultivar a horta me ajudou a aliviar a mente. É terapêutico”, diz Pedro Sampaio*, de 19 anos. Túlio Resende*, de 17 anos, complementa. “Além disso, as doações para instituições carentes são importantes. Sempre é bom ajudar o próximo, pois sabemos como é difícil sustentar uma família”.
Silvio Pereira*, de 18 anos, acrescenta. “A horta também apoia nossas famílias. Muitas necessitam de ajuda, e a doação proporciona alimentos de qualidade”.
Além dos jovens, os servidores também relatam os impactos positivos do projeto. O agente socioeducativo Leandro Cesar, que participa ativamente da iniciativa, revelou que a experiência de trabalhar com a terra o ajudou a superar um momento pessoal difícil. “De uma terra seca e árdua, conseguimos produzir alimentos que nutrem pessoas e instituições. Para mim, foi uma experiência que trouxe saúde e renovação de fé”, disse.
As doações são vistas como um suporte essencial para as instituições locais. Denise Santos, gerente administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sete Lagoas, destacou a importância dos alimentos para a nutrição dos assistidos. Cíntia Belino, nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, também elogiou a iniciativa, mencionando que os alimentos doados são fundamentais para a alimentação dos pacientes.
A Oficina de Horticultura está integrada a outras atividades do centro, como a Cozinha Experimental e a oficina de Informática. Na Cozinha Experimental, os alimentos colhidos são utilizados em confraternizações com as famílias dos adolescentes, fechando um ciclo sustentável de produção e consumo. Já na oficina de Informática, os jovens produzem materiais sobre alimentação saudável, contribuindo para a conscientização da comunidade.
*Nomes fictícios para preservar a identidade dos adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 16° Máx. 24°

