
A Diocese de Sete Lagoas realiza no Dia 7 de Setembro, de 9h30min às 12 horas, na Praça da Bíblia, centro da cidade, o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas.
Desde 1995, o ato acontece no Dia 7 de Setembro, dia oficial da comemoração da independência do Brasil. Nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional.
Nesta perspectiva, o Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna.
Neste ano o tema do 30º Grito dos(as) Excluídos(as) é “TODAS AS VIDAS IMPORTAM, MAS QUEM SE IMPORTA?”, que nos faz refletir sobre a realidade dos gritos que ecoam em nossa cidade e região. Quais são os nossos gritos? Eles são ouvidos? Alguém se importa ou estamos surdos? Há gritos de longe e de perto, há gritos da população em situação de rua que clamam por políticas públicas inclusivas e não higienistas, há gritos das mulheres que são cotidianamente vítimas de violência e feminicídio, há gritos que ecoam da cultura popular, do povo negro que é esquecido e muitas vezes vítima de preconceito e discriminação, há gritos que chegam das filas nos hospitais e pronto atendimentos na busca de um tratamento digno à saúde, há gritos que vêm da sala de aula. Profissionais da educação clamam por valorização e trabalho digno, há gritos dos trabalhadores e trabalhadoras setelagoanos que tem um uma das menores rendas salariais do país, sem falar na uberização que deixa milhares de pessoas sem amparo trabalhista e uma árdua jornada de trabalho. Há gritos por moradia, há gritos de perto e de longe… Ouçamos os gritos dos agricultores familiares assentados em Pompéu e Funilândia que lutam para sobreviver sem o apoio por parte do poder público local. Gritos também são ouvidos pelo povo tradicional da tribo dos Kaxixós na cidade de Martinho Campos que reivindicam a demarcação de seu território. Nossa Terra Mãe também grita em parto de dor. Nossos riachos e rios sofrem com o esgotamento sanitário jogado em suas águas poluindo e matando nossos peixes.
Somos chamados a escutar, participar e construir caminhos que construam uma sociedade mais justa e fraterna em nossa comunidade, território e igreja local.
O Grito dos(das) Excluídos(as) em Sete Lagoas terá um ato público no dia 07 de setembro de 9h30 às 12h na Praça da Bíblia. Traga sua bandeira e seu cartaz a ajude a gritar por justiça e vida para todos e todas.
COMISSÃO DE PROMOÇÃO HUMANA E ECOLOGIA INTEGRAL

  Despedida  FOTOS: Fãs e amigos prestam homenagens a Lô Borges em Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina  
  Trilhas de Minas  Belo Horizonte sedia o I Seminário Mineiro de Trilhas  
  Inédito  Em Corinto, maquinista de 103 anos que levou tropas na 2ª Guerra Mundial revela segredo de longevidade: ‘Cerveja e boteco’ 
  Novo milionário  Prêmio de R$ 96 milhões da Mega-Sena sai para aposta única; saiba para qual cidade  
  Universo  Chuva de meteoros das Orionídeas pode iluminar o céu de Sete Lagoas — se o clima colaborar  
  Vida animal  Casal constrói santuário para animais feridos às margens do Rio Cipó 
  Viagem  Trem Vitória-Minas: a partir de 2026 terá viagens noturnas e promete facilitar o acesso dos mineiros às praias capixabas  
  Saúde  Campanha arrecada fundos para tratamento de paciente com câncer de esôfago em Sete Lagoas  
  Fé  Fiéis fazem celebrações pelo 44º ano do falecimento da Venerável Benigna Victima de Jesus, inclusive em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 31°


