
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quarta-feira (28), a segunda fase da Operação Mãos Leves, que investiga quadrilhas envolvidas na adulteração de máquinas de bichinhos de pelúcia. O esquema, apelidado de “golpe da garra fraca”, consiste em manipular as máquinas para reduzir a chance de os jogadores conseguirem pegar os brinquedos, frustrando consumidores e gerando lucros ilícitos para os criminosos.
Durante a operação, os agentes cumpriram 19 mandados de busca e apreensão, incluindo a inspeção de um galpão em Inhaúma, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foram encontradas dezenas de máquinas adulteradas e centenas de pelúcias falsificadas. Outro mandado foi executado em Santa Catarina.
Como funcionava o esquema
A fraude envolvia a instalação de um contador de jogadas nas máquinas, que interferia na corrente elétrica responsável por ativar a garra que pega as pelúcias. O dispositivo limitava a força da garra, tornando quase impossível para os jogadores capturarem um brinquedo, exceto após um número específico de tentativas, quando a potência era momentaneamente liberada.
Investigação e desdobramentos
A operação começou após a descoberta de que as empresas Black Enterteinment e London Adventure utilizavam bonecos piratas de personagens populares em máquinas localizadas em diversos shoppings no Grande Rio. A primeira fase da operação, em maio, já havia resultado na apreensão de máquinas e pelúcias falsificadas.
As investigações indicaram que a manipulação das máquinas era um processo intencional e fraudulento, projetado para enganar os consumidores, que acreditavam que a obtenção dos prêmios dependia exclusivamente de suas habilidades.

Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 16° Máx. 24°

