
A fé se manifestou em cores, ritmos e sabores em Sete Lagoas no último domingo, durante a tradicional Festa da Colheita. Realizada no Terreiro Nzo Kiambeta Njimbo, a celebração reuniu mais de 200 pessoas de diversas cidades, de diversas cidades, incluindo Belo Horizonte, Contagem, Betim, Santa Luzia e até do Rio de Janeiro.
A Festa da Colheita é uma celebração ancestral do candomblé, dedicada aos Nkisi, divindades associadas à agricultura e à prosperidade. O
evento, que já se tornou um marco no calendário religioso da cidade, transcende as fronteiras do culto, promovendo a união e o respeito entre diferentes crenças.
Sob a liderança do sacerdote Alexandre Souza, que também atua como sacerdote de umbanda, o Terreiro Nzo Kiambeta Njimbo tem sido um importante polo cultural e espiritual em Sete Lagoas desde 2006, estabelecendo-se no bairro Santa Felicidade há 8 anos. Souza ressaltou a importância do evento, destacando a resiliência da comunidade: “A Festa da Colheita não é apenas uma celebração religiosa, mas um exemplo de que, com fé e união, podemos superar barreiras. Criamos um espaço de acolhimento e respeito, combatendo preconceitos e promovendo nossa religião como uma prática de fé inclusiva.”
Além das celebrações religiosas, o Terreiro Nzo Kiambeta Njimbo se destaca como um centro cultural dinâmico, oferecendo oficinas de tambor, capoeira e samba de roda, além de cursos de informática, culinária, cinema e aulas preparatórias para concursos. Essas atividades reforçam o papel do terreiro como um espaço de transformação social.
A Festa da Colheita é um exemplo de como a fé pode ser um instrumento de fortalecimento da comunidade e de combate à intolerância religiosa. Ao celebrar a diversidade cultural e espiritual, o evento reafirma o compromisso de Sete Lagoas com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

SETE LAGOAS Festa do Padroeiro 2026 começa nesta segunda com programação especial em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Evento em Sete Lagoas debate estratégias para turismo e economia criativa
BELO HORIZONTE PBH orienta sobre decorações temáticas para a Copa do Mundo em áreas públicas
SETE LAGOAS Movimento Grande Roda promove intercâmbio cultural e celebra cultura afro-brasileira em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Catedral de Santo Antônio inicia Trezena do padroeiro de Sete Lagoas na próxima semana
SETE LAGOAS Aos 79 anos, morre em Sete Lagoas a artista plástica Belkiss Pierazzoli
CAETANÓPOLIS Confira a programação do 5º Encontro das Tribos, em Caetanópolis, que será realizado entre os dias 19 e 21 de junho
SETE LAGOAS Pé Descalço promove segunda edição da Festa do Mês com tarde de muito forró em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Bárbara Rocha realizará show gratuito “ME AND MY OLD GUITAR” no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 10° Máx. 24°


