
A Uber anunciou nesta terça-feira (17) duas novidades para conscientizar motociclistas e usuários do serviço Uber Moto sobre a importância do comportamento responsável no trânsito.
Conforme a reportagem noticiou na edição de segunda-feira (16), moto é o meio de transporte que mais mata.
Em Belo Horizonte, por exemplo, de cada dez veículos envolvidos em acidentes de trânsito com morte na capital, quatro são motos.
De janeiro a julho, óbitos foram registrados em 98 batidas, capotagens e atropelamentos.
Uma das novidades da Uber é a “Selfie de Capacete”, que utilizará a mesma tecnologia para verificar a identidade do motorista parceiro, oferecendo uma camada adicional de checagem de uso do equipamento obrigatório.
A outra é o “Kit de Recursos de Segurança”, um conteúdo educativo, produzido em parceria com especialistas no assunto. Textos e vídeos ficarão disponíveis no aplicativo da plataforma de transporte.
Os recursos estarão disponíveis nas próximas semanas, segundo a empresa.
“A Uber entende que por meio da tecnologia é possível aumentar a segurança e reduzir riscos no trânsito”, afirmou a gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber instalado em São Paulo, Mariana Esteves.
Medidas são anunciadas na Semana Nacional do Trânsito. “Esses novos conteúdos educativos tem o propósito de colaborar para a redução de acidentes pensando na parte mais frágil do ecossistema de trânsito: pedestres e veículos de duas rodas”, acrescentou a gestora.
As causas das fatalidades envolvendo motos são variadas, como falta de atenção, abuso, maior presença de entregadores e mototáxi e até a ineficiência do transporte público – que leva muitos a optarem pelas motocicletas para se locomover. Para especialistas, o enfrentamento ao problema começa pela formação dos pilotos na hora de tirar a carteira de habilitação.
Para conseguir a CNH os futuros pilotos são avaliados em uma motopista e, depois, recebem o aval para rodar em qualquer via, mesmo sem experiência.
Nos primeiros sete meses deste ano, 62 motos se envolveram em acidentes que tiraram a vida dos próprios pilotos, motoristas e pedestres somente na capital mineira.
O número representa 43% dos 142 veículos envolvidos nas ocorrências. Os dados são do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança (Sejusp).

Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência
Premiação PBH recebe prêmio internacional com projeto para enfrentamento do calor e inundações Mín. 16° Máx. 24°

