
O “Dia de Corpus Christi” (“Corpo de Cristo”) é marcado pelas manifestações de fé dos fiéis católicos, que nas procissões e celebrações, prestam louvor e adoração ao “Santíssimo Sacramento” que é a “Eucaristia”, ou seja, o próprio Jesus Cristo na “Hóstia Consagrada”, como memorial da última “Ceia” realizada com os seus “Apóstolos”.
Um dos costumes mais bonitos que embelezam a “Festa” são os “tapetes de Corpus Christi” que são uma tradição católica popular, comum em várias cidades do Brasil e Portugal, confeccionados para essa solenidade. Em Inhaúma-MG não foi diferente. A beleza criativa e artística é visível nos tapetes preparados para a procissão com o “Santíssimo Sacramento” em ruas da cidade.
Os tapetes tradicionalmente feitos de serragem e sal coloridos, atualmente empregam outros materiais, tais como borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros. A prática surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante a colonização, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais, desenhos de Cristo, do pão e do cálice ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da “Eucaristia” passa.
De acordo com o apresentador do programa “Escola da Fé” da “TV Canção Nova”, professor Felipe Aquino, essa iniciativa é uma expressão de carinho com a “Santíssima Eucaristia”. Ele lembra que a passagem pelo tapete tem um significado especial. O “ostensório” que armazena o “Corpo de Cristo” na “hóstia” é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. “É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade”, destaca.

O professor Felipe Aquino ressalta que trata-se de uma manifestação popular de “adoração a Cristo”. Continua: “É também uma evocação bíblica, que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que ele passasse por cima. Mas, apesar de fazer memória à entrada de Cristo em Jerusalém, esta procissão não tem ligação com a procissão de ramos, que antecede a “Paixão de Cristo”. No dia da ‘Festa de Corpus Christi’ a Igreja celebra a instituição do ‘Sacramento da Eucaristia’, sendo este o único dia em que o 'Santíssimo Sacramento' sai pelas ruas", ensina.
Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço Mín. 20° Máx. 30°
