
Em janeiro, a campanha Janeiro Branco busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho, onde o bem-estar psicológico está diretamente relacionado à produtividade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e ansiedade, resultando em um custo global de US$ 1 trilhão por ano.
No Brasil, um estudo do Ministério da Saúde revela que 15,5% da população enfrentará depressão ao longo da vida. Além disso, uma pesquisa da consultoria IPSOS mostrou que 42% dos brasileiros sentiram-se tão estressados em 2023 que isso afetou sua rotina.
Ambiente saudável no trabalho
O Grupo Sabin, reconhecido como o melhor lugar para se trabalhar na região Norte em 2024 pela premiação GPTW, adota diversas iniciativas voltadas para o autocuidado de seus colaboradores. Durante o mês de janeiro, a empresa promove eventos que incentivam a adoção de hábitos que contribuem para a saúde mental. Entre os eventos, estão palestras sobre a maternidade e paternidade e sobre como manter uma relação saudável com os meios digitais.
Iniciativas em prol da saúde
O Sabin oferece atendimento psicológico aos seus colaboradores e realiza ações ao longo do ano para promover a saúde mental, como campanhas de conscientização e materiais educativos sobre saúde emocional. A empresa também disponibiliza o aplicativo ‘Flowing’, que oferece conteúdos sobre mindfulness, yoga e alimentação saudável, estimulando hábitos que beneficiam o bem-estar físico e emocional.
Voluntariado e bem-estar
O Instituto Sabin, responsável pelo investimento social privado do Grupo, tem grande participação nas ações de saúde mental. Em 2023, mais de 260 mil pessoas foram beneficiadas por projetos e programas voluntários. O voluntariado é destacado pelos colaboradores, como Rubia Maria dos Santos Serrão, que destaca os benefícios dessa prática para a saúde mental e a conexão com os outros.
Estudos da American Psychological Association indicam que o voluntariado está associado a uma maior expectativa de vida, reforçando a importância de cuidar da saúde mental também por meio de ações sociais.

HIV Brasil fica livre da transmissão do vírus HIV de mãe para filho, afirma OMS
Prevenção Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção ao HIV e às ISTs em Fortuna de Minas
PBH PBH reforça ações para reduzir tempo de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas
Campanha Programa Filhos de Minas amplia cuidados no pré-natal e reforça acolhimento a gestantes vulneráveis
Dia D Prefeitura de Sete Lagoas promove grande mobilização no Dia D Contra o Aedes aegypti neste sábado, 29
Sangue URGENTE: ex-padre e ex-vereador Claudinei Dias precisa de doação de sangue para vencer câncer na medula óssea Mín. 18° Máx. 25°


