
A vereadora Marli de Luquinha (PSC) apresentou na Câmara Municipal de Sete Lagoas o Anteprojeto de Lei 45/2017, que tem como objetivo instituir atividade extracurricular de “Educação para o Trânsito” nas escolas da rede pública do município.
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por imprudência, imperícia ou negligência dos envolvidos. Desta forma, a conscientização desde a época escolar é necessária para o alicerçamento de uma mentalidade responsável no trânsito.
Se aprovado pelo prefeito, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano e demais órgãos competentes da Prefeitura Municipal estabelecerão a forma e conteúdo que serão ministrados aos alunos. Temas como o grau de periculosidade do trânsito por região escolar e as características viárias do trajeto até as escolas já estão estabelecidas no texto do Anteprojeto.
Para a vereadora Marli de Luquinha, a proposta visa diminuir os acidentes de trânsito e garantir a médio e longo prazo melhores pedestres e condutores. “Este projeto tem a finalidade de possibilitar o processo permanente de educação para o trânsito, abrangendo toda a rede municipal de ensino, usando a educação como forma de prevenção para acidentes. As escolas poderão realizar um trabalho contínuo e sistemático na área de educação para o trânsito, resgatando a prática de valores positivos e efetivos no exercício da cidadania, transformando hábitos e atitudes. Como a ação punitiva dos agentes de trânsito não tem sido suficiente, somente um processo educativo poderá possibilitar um trânsito melhor.”, justificou a vereadora.

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

