
O Parque da Cascata, um dos principais pontos turísticos de Sete Lagoas, está passando por uma grande revitalização, com a promessa de retorno ao público em breve. Uma vistoria realizada nesta terça-feira (18), conduzida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Juca Bahia, e pelo promotor Dr. Carlos Eduardo Dutra Pires, responsável pelo Meio Ambiente, mostrou os avanços das obras e as melhorias no complexo, que em breve estará disponível para visitação.
A revitalização está sendo realizada com um investimento de R$ 1,4 milhão, obtido por meio de um acordo de compensação ambiental firmado entre o Ministério Público, a Sete Lagoas Lazer e Turismo (Seltur), a Prefeitura de Sete Lagoas e a empresa Colorado Empreendimentos Imobiliários. Juca Bahia destacou que as reformas resgataram a beleza do parque, oferecendo mais conforto e segurança aos visitantes. “As melhorias agradaram a todos os presentes e proporcionaram uma nova perspectiva ao local”, afirmou o secretário.
A próxima etapa das obras inclui a reforma da trilha do espelho d'água, que deve ser concluída em cerca de quatro meses. Nuno Valace, presidente da Seltur, também anunciou que, em breve, uma reunião com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) será realizada para regulamentar a concessão do Parque da Cascata à iniciativa privada, um passo crucial para a gestão futura do espaço.
Entre as intervenções realizadas até o momento, destacam-se a reforma da guarita de entrada, a transformação da antiga área do restaurante em três novos espaços (loja de souvenirs, lanchonete e sorveteria), e a construção de duas quadras esportivas, destinadas ao vôlei e beach tennis, nas proximidades do espelho d'água. A reforma da trilha de 20 mil metros que circunda o espelho d’água também teve início, embora, devido ao difícil acesso, a conclusão dessa parte do projeto tenha um prazo de três a cinco meses, segundo a Codesel.
O processo de concessão do parque à iniciativa privada está sendo cuidadosamente planejado, com o objetivo de assegurar uma administração eficiente, baseada nas melhores práticas de gestão de parques turísticos no Brasil. O modelo de concessão garantirá a gratuidade para estudantes da rede pública e idosos, além de ações especiais para esses públicos, como campanhas de incentivo à visitação.
Nos próximos dias, será realizada uma reunião com a Codemge para definir o prazo do estudo que analisará a melhor utilização do espaço e o processo de concessão. “Agora, com as reformas e a futura concessão, a expectativa é que o Parque da Cascata volte a ser um dos principais destinos de lazer e turismo de Sete Lagoas e região”, concluiu Juca Bahia.
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Boate Luxuria Homem inventa falso furto após não pagar programas em boate de Sete Lagoas
Festa Shows de Mumuzinho e Lagum marcam as comemorações dos 158 anos de Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 32°


