
Em entrevista coletiva realizada nesta tarde (29), o prefeito Leone Maciel anunciou a realização do 4º Festival de Inverno em Sete Lagoas, entre os dias 14 e 18. O grande evento começa no dia 14 de julho, no Casarão, com a apresentação de artistas locais. Nesta edição, seu Manoel do Rosário e dona Nativa, representantes do Beco do Repolho, serão os grandes homenageados, como ícones do Congado. Estiveram presentes na coletiva o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Caramelo e o vereador Fabrício do Nascimento, o secretário de Cultura Anderson Cleber Rodrigues e o secretário adjunto Alan Keller.

Personagem singular da cena cultural setelagoana, Dona Nativa contou o motivo do nome Beco do Repolho. Seu pai, todos os dias, levava a hortaliça sempre para o beco, que ainda não tinha uma denominação. Daí nasceu o Beco do Repolho, recentemente tombado como patrimônio imaterial por sua importância na história do Congado em Sete Lagoas e região.
Prazo - Os artistas e os grupos interessados em participar do Festival de Inverno têm que ficar atentos ao prazo do edital, que já está aberto até a segunda-feira próxima. Os artistas selecionados terão ajuda de custo através da organização do evento.

De acordo com a Prefeitura de Sete Lagoas, algumas atrações já estão definidas, como Chico Lobo, um dos maiores violeiros do mundo, e 14 Bis. O músico se apresentará na Praça da Feirinha e a banda mineira fará apresentação no Parque Náutico da Boa Vista. O violeiro abre o Festival (dia 14) e o encerramento fica por conta do 14 Bis (dia 18).


Novidade – A grande novidade da edição “Sete Lagoas 150 anos – Nascida para o alto”, é que a Prefeitura levará o festival para várias regiões da cidade que nunca foram agraciadas. O objetivo é democratizar o acesso à cultura, descentralizando as atrações. Nesta edição, o Festival de Inverno conta com o apoio institucional da Universidade Federal de São João del Rei, do SESC e de outras entidades. “Não estamos recebendo ajuda de custo, mas acredito que iniciativas como essa valorizam nossos artistas, dando a visibilidade e o reconhecimento que merecem”, afirma Leone Maciel.
Da Redação

Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço Mín. 20° Máx. 30°
