
Com a alta circulação do vírus da influenza, várias regiões do Brasil enfrentam um aumento expressivo nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta terça-feira (8), estados das regiões Norte, Centro-Sul e o Ceará apresentam níveis moderados a altos de internações pela gripe.
Ao todo, 13 unidades federativas estão em alerta ou alto risco: Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, explica que “o crescimento das hospitalizações pelo vírus da influenza A atinge principalmente jovens, adultos e idosos”. Embora o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) ainda represente 55,7% dos casos positivos nas últimas quatro semanas, a influenza A já responde por 26,7%, sendo a segunda infecção mais comum no período.
Em algumas cidades, o agravamento do cenário levou à decretação de emergência em saúde pública.
Sintomas e cuidados
A gripe costuma causar sintomas intensos, como:
Médicos recomendam repouso, hidratação e o uso de medicamentos para alívio dos sintomas. Se o quadro não melhorar em alguns dias, a orientação é buscar atendimento médico para evitar complicações, como pneumonia.
A vacinação contra a influenza, iniciada em abril, é essencial para prevenir casos graves e hospitalizações.
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento
Meio ambiente Gruta Rei do Mato e Bombeiros convidam parceiros para prevenir incêndios
Violência à mulher Homem é preso após agredir companheira e disparar arma de fogo dentro de casa em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°


