
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a possibilidade de reeleição de prefeitos, governadores e presidente a partir de 2030. A votação foi simbólica, quando não há registro individual de votos, e os senadores ainda analisam algumas sugestões de mudança.

A PEC do Fim da Reeleição também torna inelegíveis no Executivo quem suceder ou substituir os ocupantes eleitos para esses cargos nos seis meses anteriores às eleições. A regra também engloba cônjuges e parentes até segundo grau ou adotivos, mas somente no território em que o titular apresenta seu nome às urnas.
A proposta passa a proibir a reeleição para prefeitos a partir de 2028 e, para governadores e para o presidente da República, a partir de 2030. Uma versão anterior do texto - não mais considerada - vedava a reeleição para governadores e presidente somente a partir de 2034. No caso de mandatos legislativos, a reeleição seguirá permitida.
Pré-Carnaval Prefeitura de Sete Lagoas avança nos preparativos do pré-carnaval 2026
Sorte Apostas de Sete Lagoas acertam na Quina e Dupla Sena e levam mais de R$ 29 mil
Radical Atleta de Sete Lagoas conquista título mineiro no Cross Country
Espírito Natalino Papai Noel será recebido na Ferinha do Centro nesta quinta-feira em Sete Lagoas
Briga Homem paga programa com travesti, pede dinheiro de volta e acaba detido por ameaça em Sete Lagoas
Fake News Democrata de Sete Lagoas desmente boatos de encerramento da base e confirma avaliação em janeiro Mín. 19° Máx. 26°


