O prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo, visitou na última quarta-feira (21/05) as instalações da creche inacabada no bairro Monte Carlo ao lado do secretário municipal de Educação, Fernando Campos, da equipe técnica da Prefeitura e de representantes da Associação de Moradores do bairro.
A obra, paralisada desde 2011, contou com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e exemplifica os danos causados pela má aplicação de recursos públicos, conforme destacou o prefeito Douglas Melo. Durante a vistoria, ele destacou a gravidade dos erros de engenharia encontrados na estrutura e como isso impacta diretamente na vida da população:
“É muito importante mostrarmos para a população o quanto a aplicação errada do dinheiro público custa caro, não só para o cidadão, mas também para o município. Aqui encontramos erros graves. Os pilares foram construídos fora dos tubulões — qualquer pessoa que conhece um pouco de obra sabe que essa estrutura não se sustentaria. Seria necessário derrubar e refazer praticamente todo o prédio, mas sairia ainda mais caro para o município”, alertou Douglas Melo.
A creche do bairro Monte Carlo é uma das quatro unidades de ensino infantil em Sete Lagoas que seguem inacabadas. As demais estão localizadas nos bairros JK, Iporanga II e Dona Dora, todas também iniciadas com recursos do FNDE e paralisadas por falhas técnicas e de gestão em administrações anteriores.
Apesar do desafio, o prefeito reafirmou seu compromisso com a educação infantil. “Estamos trabalhando de forma planejada, com seriedade, ao lado da Secretaria de Educação, Secretaria de Fazenda e Secretaria de Obras, junto com a comunidade, para levantar recursos e entregar não apenas essa creche, mas também as demais que se encontram abandonadas há anos. Não estamos aqui para reclamar, mas para resolver. Sabíamos dos desafios e estamos encarando com responsabilidade”, afirmou Douglas Melo.
O secretário municipal de Educação, Fernando Campos, também destacou o impacto social da obra inacabada. “Infelizmente, a comunidade está privada das vagas que tanto necessita. É louvável o esforço do prefeito Douglas Melo para buscar recursos e garantir o direito de cada criança a um espaço digno de aprendizagem. Estamos construindo um planejamento integrado para viabilizar a conclusão dessas obras”, disse.
A atual gestão trabalha para recuperar estruturas deterioradas e garantir o acesso à educação infantil, uma das maiores demandas do município, que hoje registra cerca de 1.300 crianças na fila de espera por vagas em creches.
“Se Deus quiser, vamos levantar os recursos necessários para concluir essas creches e entregar às nossas crianças um local seguro e digno para estudar. Essa é uma região que sonha há anos com essa creche, e nós vamos trabalhar até tornar esse sonho realidade”, concluiu o prefeito Douglas Melo.
Mín. 13° Máx. 26°