
O tíquete médio dos presentes para o Dia dos Namorados em Minas Gerais será em torno de R$ 289,71, um valor 35% maior na comparação com 2024, segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). Os dados mostram que a data deve movimentar mais de R$ 2 bilhões na economia do estado, com 64,2% dos mineiros indo às compras.
De acordo com o economista da FCDL Minas, Vinícius Carlos Silva, as datas comemorativas são grandes propulsoras das vendas e, aqueles lojistas que sabem aproveitar cada particularidade emocional, tendem a auferir bons resultados
“O Dia dos Namorados é um momento especial para celebrar o amor, a união e fortalecer os relacionamentos. Portanto, é uma data que, se bem trabalhada pelo comércio, desperta no consumidor a vontade de presentear seu amado ou amada e de comemorar a data com todos os detalhes românticos pertinentes ao contexto. E, tudo isso, faz com que as vendas nesse período sejam muito positivas”, analisa Silva.
Ainda segundo o levantamento, mesmo com a proximidade da data, 50,6% dos entrevistados ainda não sabem o que irão comprar. E dentro das possibilidades, o ramo de Vestuário lidera o ranking de preferências com 38,0%, seguido por Cosméticos e Perfumaria, com 20,4% e Calçados 13,9% da preferência.
“O leque de opções que giram em torno desses ramos e a necessidade constante de sempre renová-los, torna-os privilegiados em termos de opções para quem não abre mão de presentear, atendendo a todas as classes sociais”, afirma o economista da FCDL-MG.
No que tange ao local das compras, 51,9% dos mineiros irão comprar em lojas físicas. Outros 27,3% preferem lançar mão das duas opções – físicas e virtuais, enquanto 20,8% comprarão somente nas lojas virtuais.
Comemoração
Além dos presentes, os consumidores mineiros não vão abrir mão de comemorar a data de um jeito especial. Assim, 55,8% dos entrevistados pretendem levar seu amor a um bar ou restaurante, outros 37,7% irão comemorar em casa, 5,2% vão viajar e 1,3% vão a um motel.
Com relação às formas de pagamento, 49,0% dos mineiros irão utilizar o Cartão de Crédito na modalidade parcelado, 22,0% o Cartão de Crédito à Vista, 18,0%, o PIX/Dinheiro e 10% o Cartão de Débito.
Sem um par ou sem dinheiro?
Entre os 35,8% dos entrevistados que disseram que não irão celebrar o Dia dos Namorados, 61,4% responderam que não possuem namorado (a) ou conjugue, enquanto para 38,6% o motivo é financeiro.
“Esse percentual nos mostra que a data realmente tem sua força. Pois, entre aqueles que não irão celebrar o Dia dos Namorados, o motivo é a ausência de um par. A questão financeira aparece em segundo plano. Portanto, cabe aos lojistas aproveitarem o período para oferecer uma experiência de compra diferenciada aos casais, caprichando na temática romântica, em bons produtos e preços atrativos, pois o amor está no ar!”, ressalta Vinícius Silva.
Clique aqui para ver os gráficos da pesquisa.
Show Mumuzinho será atração principal no aniversário de Sete Lagoas
Futebol Cresce procura por ingressos para Cruzeiro x Fluminense, e Mineirão abre novo setor
Investigação Sete Lagoas: operação Nullum Signum apura invasão de contas bancárias
Concurso público Caixa lançará amanhã, dia 7, o edital do novo concurso público
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas
Esporte Huracan de Sete Lagoas se destaca no JIMI Paradesporto 2025 com 23 medalhas
Investigação Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Sete Lagoas
Surpresa Surpresa emocionante: policial militar interrompe rotina e visita esposa em formação para comemorar aniversário da filha em Sete Lagoas Mín. 21° Máx. 34°


