Terça, 29 de Julho de 2025
18°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Política Eleição suplementar

Justiça Eleitoral suspende pesquisa por suspeita de fraude que beneficiaria candidata Josiana Soares Carvalho em São José da Varginha

Josiana lançou sua candidature após seu irmão (Netinho)ter ter sido cassado por ter uma condenação por tráfico de drogas em 2017

28/07/2025 às 19h32
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
Justiça Eleitoral suspende pesquisa por suspeita de fraude que beneficiaria candidata Josiana Soares Carvalho em São José da Varginha

A Justiça Eleitoral de Minas Gerais suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral contratada pela candidata Josiana Soares Carvalho, que concorre à eleição no próximo domingo (03) em São José da Varginha. A decisão liminar, concedida pelo TRE-MG, atendeu a uma representação do Partido da Mobilização Nacional (PMN), que apontou fortes indícios de fraude e manipulação do levantamento com o objetivo de beneficiar a candidata.
Na representação, a denúncia alega que a empresa responsável pela pesquisa, Quasar Produções Ltda, seria de fachada, já que o endereço registrado na Receita Federal coincide com o de uma agência bancária em Ponte Nova (MG), o que leva a suspeita de ser uma empresa fantasma. A denúncia também ressaltou que a empresa é registrada como produtora de eventos, não tem como atividade principal a realização de pesquisas eleitorais e sequer possui registro no Conselho Regional de Estatística (CORE), requisito obrigatório para esse tipo de serviço. Para a justiça, a ausência de registro junto ao conselho responsável e a falta de especialização evidenciam a suspeita de fraude por parte da candidata Josiana Carvalho.
O denunciante apontou ainda que a pesquisa utilizou dados desatualizados do Censo 2010, mesmo havendo informações atualizadas do Censo 2022, o que comprometeria a validade do plano amostral. A ação também questiona a ausência de definição clara da amostra, sem indicação dos bairros ou setores censitários onde os questionários seriam aplicados. Outro ponto levantado é que a pesquisa espontânea estaria sendo conduzida de forma irregular, com apresentação prévia de nomes de candidatos aos entrevistados, o que fere a legislação eleitoral e descaracteriza a espontaneidade prevista em lei.
Diante dos argumentos apresentados, a Justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata da divulgação da pesquisa, sob pena de multa, e alertou que, caso as irregularidades não sejam corrigidas, o registro será cancelado definitivamente. A decisão, tomada a poucos dias da eleição, reforça as suspeitas de fraude eleitoral e aumenta a polêmica em torno da candidatura de Josiana Soares Carvalho, colocando em dúvida a lisura de suas estratégias de campanha. O caso está sob análise e investigação da 202ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, sediada em Formiga, com apoio do Ministério Público Eleitoral que concedeu parecer favorável a suspensão da divulgação da pesquisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São José da Varginha - MG
Sobre o município Notícias de São José da Varginha - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h01 - Fonte: ClimaTempo
18°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 25°

Qua 27°C 12°C
Qui 27°C 12°C
Sex 27°C 11°C
Sáb 26°C 10°C
Dom 26°C 10°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio