
A Justiça Eleitoral concedeu mandado de segurança favorável ao candidato Victor Paulino de Melo Pereira (Avante), assegurando à sua coligação o direito exclusivo de realizar a carreata de encerramento da campanha eleitoral no próximo sábado, 2 de agosto, em São José da Varginha.
A decisão da juíza Gabriela Andrade de Alencar Ramos, da 202ª Zona Eleitoral de Pará de Minas, impede a realização simultânea de outro evento semelhante por parte da coligação adversária “Quem Ama Cuida”. A sentença reconhece que a comunicação prévia feita pela chapa de Victor à Polícia Militar, no dia 28 de junho, respeitou os prazos legais estabelecidos pela Resolução TRE-MG nº 1.304/2025. Já o pedido da outra coligação foi protocolado de forma inválida.
Segundo a juíza, permitir a realização de duas carreatas no mesmo dia e local comprometeria a ordem pública, a segurança dos eleitores e a lisura do pleito. O comando da Polícia Militar também se manifestou contrariamente à proposta de eventos simultâneos.
O Ministério Público Eleitoral concordou com a decisão e ressaltou que o ato da autoridade policial que sugeriu a realização conjunta das carreatas violou o direito líquido e certo da coligação de Victor Paulino, que cumpriu rigorosamente a legislação eleitoral.
Com isso, a coligação adversária está impedida de realizar evento semelhante na mesma data. A Polícia Militar deverá garantir a execução segura da carreata única, conforme planejamento já acordado.
A eleição suplementar para a Prefeitura de São José da Varginha ocorrerá no dia 3 de agosto, com início às 8h e término às 17h.
Posse Victor Paulino e Ronaldo Soares tomam posse em São José da Varginha sem transição administrativa
Eleição suplementar Justiça Eleitoral proíbe carreata de Josiana Soares Carvalho em São José da Varginha
Eleição suplementar Justiça Eleitoral suspende pesquisa por suspeita de fraude que beneficiaria candidata Josiana Soares Carvalho em São José da Varginha Mín. 20° Máx. 31°

