
A direção executiva do PMDB mineiro se reúne amanhã para tratar da sucessão do comando do partido no estado. A reunião foi convocada por integrantes da executiva e aceita pelo presidente da legenda, o vice-governador Antônio Andrade (PMDB), rompido com o governador Fernando Pimentel (PT) e isolado dentro da legenda. Ela foi pedida há mais tempo, mas foi adiada, a pedido de Andrade, em função da crise envolvendo o governo Michel Temer (PMDB), depois do vazamento das delações do grupo empresarial JBS e que deixaram o Planalto na berlinda.
O principal assunto da pauta é a sucessão interna e estadual e a manutenção da aliança com Pimentel. De acordo com um peemedebista ouvido pela reportagem, Andrade vai comunicar nesta reunião que não haverá eleição para o troca do comando da legenda no fim do ano. Isolado dentro do partido, majoritariamente alinhado com Pimentel, Andrade teria obtido apoio do comando nacional do PMDB e do próprio Temer para se manter no cargo. A sucessão estava prevista para ocorrer em outubro.
No entanto, integrantes da ala do PMDB adversária de Andrade negam que haja essa definição e afirmam que o presidente, fragilizado pelas denúncias da Operação Lava-Jato, não teria poder para influenciar a disputa no estado e nem dissolver o diretório estadual, hoje sob o comando majoritário dos peemedebistas aliados de Pimentel e que tem como principal liderança o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB). Ele é cotado para ser o candidato a vice-governador em uma possível chapa de Pimentel à reeleição e também para o comando da legenda no estado.
Todos os deputados foram convidados para participar da reunião, mas só terão poder de deliberação sobre qualquer assunto os 13 integrantes da executiva. Entre eles, o vice-governador tem o apoio de apenas um, o ex-deputado estadual João Alberto Lage.
O deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB), um dos vice-presidentes da legenda, disse que a reunião foi pedida com o intuito de “unir partido” e que as eleições não estão na pauta. Segundo ele, o mais importante agora não é brigar pelo comando do partido e sim definir os rumos do PMDB e “aparar arestas”. Ele reafirmou o desejo dos deputados estaduais de manter a aliança com Pimentel para as eleições do ano que vem.
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

