A Prefeitura de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está investigando a mortandade de peixes registrada em diferentes pontos do rio Paraopeba que cortam o município. O caso foi comunicado ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Em nota divulgada nesta quarta-feira (10/09), a administração municipal informou que equipes do Comitê da Bacia do Rio Paraopeba e da própria Prefeitura acompanham a situação diretamente no local. “A Prefeitura de Esmeraldas, em conjunto com os demais municípios da bacia, segue monitorando a ocorrência e atuando para que uma solução seja alcançada com a maior rapidez possível”, destacou.
Um vídeo gravado nesta segunda-feira (9) mostra grande quantidade de peixes mortos às margens do rio, em uma região conhecida como Fazenda da Ponte, em Esmeraldas. O autor da filmagem relata estar assustado com a cena, já que a água do rio aparentava estar limpa e sem alterações visíveis.
A Prefeitura reforçou, ainda, seu compromisso com a proteção ambiental, a saúde pública e a transparência das informações, afirmando que continuará prestando esclarecimentos à medida que avançarem as investigações junto aos órgãos competentes.
A Semad informou que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IgAM) já iniciou coletas emergenciais de água na área afetada para análises laboratoriais. A partir dos resultados, serão definidas medidas para mitigar os impactos ambientais. Os trabalhos contam com equipes da Semad, do IEF e da Polícia Militar de Meio Ambiente.
Mín. 19° Máx. 32°