
A sequência de casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas em São Paulo acendeu o alerta sobre a atuação do mercado clandestino no Brasil. Um estudo da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) calcula que 36% das bebidas comercializadas no país são forjadas, adulteradas ou contrabandeadas.
Em nota publicada nesta terça-feira (30/9), a entidade destacou a necessidade de ações urgentes para combater a falsificação no setor. A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para apurar as causas da contaminação por metanol e se há ligação do problema com o crime organizado.
Segundo a Fhoresp, o problema que antes ficava restrito à sonegação fiscal, agora se tornou uma ameaça grave à saúde da população. A pesquisa da federação revelou que vinhos e destilados estão entre os mais afetados pela prática criminosa.
Segundo o estudo, uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no Brasil é falsificada. “O risco é real e imediato. O metanol, substância encontrada em bebidas adulteradas, é altamente tóxico, podendo causar danos irreversíveis ao cérebro, fígado e nervo óptico, além de levar à morte”, alertou a Fhoresp.
A entidade afirmou que acompanha com atenção os casos de intoxicação e reforça que empresários e consumidores são as principais vítimas do mercado clandestino. A federação também garantiu que a maioria dos negócios do ramo de bares e de restaurantes age de forma correta e se torna vítima ao receber produtos adulterados de fornecedores.
Seu dinheiro É fake news: Pix não é tributado, independentemente do valor
Futebol Articulação que deu resultado: Cruzeiro confirma jogos do feminino na Arena do Jacaré em 2026
Desaparecimento Jovem de 18 anos está desaparecida desde o fim de semana em Sete Lagoas
Furto Carga de doces da marca Doce Ouro de Minas é furtada após arrombamento de caminhão em Sete Lagoas
IPTU Prefeitura de Sete Lagoas define calendário e regras para o IPTU 2026
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento Mín. 19° Máx. 23°


