
A sequência de casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas em São Paulo acendeu o alerta sobre a atuação do mercado clandestino no Brasil. Um estudo da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) calcula que 36% das bebidas comercializadas no país são forjadas, adulteradas ou contrabandeadas.
Em nota publicada nesta terça-feira (30/9), a entidade destacou a necessidade de ações urgentes para combater a falsificação no setor. A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para apurar as causas da contaminação por metanol e se há ligação do problema com o crime organizado.
Segundo a Fhoresp, o problema que antes ficava restrito à sonegação fiscal, agora se tornou uma ameaça grave à saúde da população. A pesquisa da federação revelou que vinhos e destilados estão entre os mais afetados pela prática criminosa.
Segundo o estudo, uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no Brasil é falsificada. “O risco é real e imediato. O metanol, substância encontrada em bebidas adulteradas, é altamente tóxico, podendo causar danos irreversíveis ao cérebro, fígado e nervo óptico, além de levar à morte”, alertou a Fhoresp.
A entidade afirmou que acompanha com atenção os casos de intoxicação e reforça que empresários e consumidores são as principais vítimas do mercado clandestino. A federação também garantiu que a maioria dos negócios do ramo de bares e de restaurantes age de forma correta e se torna vítima ao receber produtos adulterados de fornecedores.
Solidariedade Casal que selou matrimônio em hospital de Sete Lagoas precisa de ajuda urgente
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas
Crime Briga familiar termina em agressões e apreensão de faca em Sete Lagoas
Fraternidade Ação solidária arrecada doações para almoço de Natal destinado a pacientes oncológicos em Sete Lagoas
Solidariedade Marcos Rocha visita hospital em Sete Lagoas e participa de ação solidária
Acidente Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Avenida Padre Tarcísio Gonçalves, em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 25°


