
A XXIX Semana Roseana foi oficialmente aberta na noite desta segunda-feira, 10, em Cordisburgo.
Às 18h, foi celebrada uma missa pelo Padre Geraldo Carvalho, em memória aos falecidos Acadêmicos e a João Guimarães Rosa, contando com a participação do Coral Vox Hominae no Portal Grande Sertão.
Após a missa, um cortejo com a Congada União do Rosário de Maria, partiu em direção ao Museu Casa Guimarães Rosa, levando os mastros para serem hasteados.
Após o hasteamento dos mastros na porta do Museu, foi dado início nas dependências do local, a cerimônia oficial de abertura do evento, comandada pelo presidente da Academia Cordisburguense de Letras, Raimundo Alves de Jesus.
Estiveram presentes compondo a mesa das autoridades, o vice-prefeito, José Maria do Perpétuo Socorro, representando o prefeito de Cordisburgo, o presidente da Câmara - Ney Freitas, a presidente da Associação dos Amigos do Museu - Flávia Figueiredo, as coordenadoras do Grupo Miguilim - Dora Guimarães e Elisa Almeida, junto ao coordenador Fábio Barbosa, a secretária municipal de turismo, ecologia e meio-ambiente - Rachel Oliveira, a acadêmica Sara June, além do vice-prefeito de Sete Lagoas - Duílio de Castro e os curadores da exposição de bordados do grupo de expansão da Universidade Federal do Ceará, Lourdes Bernardo e Alan Nascimento.
A Banda de Música Vitalina Corrêa apresentou várias músicas, animando a fria noite cordisburguense.
A miguilim Myllena Bolina narrou de forma brilhante um conto extraído do livro Grande Sertão: Veredas.
Foi aberta a exposição "Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, 20 anos - Narrar é resistir", que conta a história do grupo através da imagem de cada um dos jovens que passaram pelo projeto. A exposição está montada na sala de exposições temporárias no interior do Museu.
Também foi aberta a exposição "Recado do Morro" com bordados do Grupo Iluminuras da Universidade Federal do Ceará, montada no jardim do Museu.
Nesta terça-feira, os eventos roseanos começaram logo às 7:30h com uma caminhada literária urbana com o Grupo Caminhos do Sertão. Às 16:30h, haverá narração de estórias com os aspirantes ao Grupo Miguilim, com Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras abrindo a noite cultural e Projeto Grande Sertão Gerais: Conferência-Espetáculo por Wander Lourenço e Amarildo Silva fechando as atividades do dia.
Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço Mín. 20° Máx. 30°
