
Estelionato, furto mediante abuso de confiança e lavagem de capitais foram os crimes pelos quais um homem, de 40 anos, foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Paraopeba, região Central do estado. O vigilante de banco foi alvo de investigação de crimes contra um cliente da instituição, de 81 anos, que teve prejuízo estimado em R$ 270 mil.
O trabalho de apuração da Delegacia de Polícia Civil local teve início após o idoso perceber saques e transferências de sua conta bancária sem autorização. A vítima relatou que era cliente do banco há muitos anos e contava com a ajuda de um vigilante – identificado no inquérito como o homem de 40 anos – para realizar operações no caixa eletrônico.
Com o tempo, o investigado passou a ter acesso à senha e ao cartão da vítima, e teria se aproveitado da confiança, idade avançada e baixa escolaridade dela. Após o idoso sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em abril de 2025, a filha dele passou a movimentar a conta e percebeu que o cartão do pai havia sido trocado por um de titularidade de terceiros.
Movimentações
O investigado alegou que o idoso havia esquecido o cartão na agência e continuou realizando transações, manipulando os extratos da vítima. Durante as investigações, foram constatadas centenas de transferências e saques realizados entre 2023 e janeiro de 2025, principalmente para contas do tio do investigado e para a própria conta.
Entre os valores movimentados indevidamente estavam transferências via Pix e retiradas realizadas tanto no caixa eletrônico quanto pelo aplicativo bancário. Conforme admitido pelo investigado, parte do dinheiro foi usada em reformas de residência e também em jogos online.
Os levantamentos policiais indicam que o tio do investigado também foi vítima, já que, tendo acesso à conta bancária do familiar, o sobrinho fez empréstimo bancário sem a autorização do titular da conta.
Ressarcimento
À polícia, o investigado, em suas declarações, afirmou que venderia a residência ou a daria em pagamento para ressarcir o prejuízo da vítima. Em novas declarações, o idoso de 81 anos afirmou que recebeu, como ressarcimento, o imóvel residencial do investigado, avaliado em R$ 220 mil, sendo formalizado contrato particular de doação em pagamento.
Agressão à mulher Mulher é agredida pelo ex-companheiro e recebe atendimento médico em Paraopeba
Prejuízo Ladrões provocam prejuízos à Copasa em Paraopeba
Acidente na estrada Colisão envolvendo caminhão-prancha e carreta deixa duas pessoas feridas em rodovia de Paraopeba
Tráfico de drogas PM prende homem por tráfico de drogas após denúncias de “delivery” de entorpecentes em Paraopeba
Tecnologia Escolas municipais de Paraopeba adotam telas interativas para modernizar o ensino
Na tela Documentário ‘Caminhos de Rosa’ destaca ultramaratonas e o sertão de Três Marias a Paraopeba
Abuso Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável; criança de 9 anos relatou aos pais em Paraopeba
Crime Jovem é vítima de estelionato após cair em golpe em compra pela internet em Paraopeba: golpistas usaram o Tik Tok
Crime Segurança persegue suspeito de roubo, mas não consegue intercepta-lo em Paraopeba Mín. 20° Máx. 31°

