
Entre os dias 5 e 7 de novembro, as escolas estaduais Eponina Soares dos Santos, Santos Azeredo e Elza Moreira, em Sete Lagoas, receberam a segunda etapa do projeto Estação das Histórias — e o resultado não poderia ter sido mais inspirador. Foram três dias intensos de programação, com 18 atividades culturais e literárias que envolveram estudantes, educadores e artistas em um verdadeiro encontro com a arte da palavra.

O Estação das Histórias é uma realização da Planeta Cultura e Sustentabilidade, com patrocínio da Maxion Montich, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e parceria da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas e do Instituto Território Criativo. O projeto conta ainda com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

A iniciativa teve grande engajamento das escolas participantes, com a presença ativa de diretoras, coordenadoras pedagógicas e PEUBs (Professores de Ensino do Uso da Biblioteca), fortalecendo o papel das bibliotecas escolares como espaços vivos de cultura, leitura e imaginação. A receptividade das crianças foi entusiasmada, confirmando o poder transformador das histórias como ferramenta educativa, emocional e criativa.

Durante a programação, contadores de histórias, músicos e escritores mineiros compartilharam espetáculos, rodas de conversa e momentos de interação que levaram poesia, humor, memória e diversidade cultural às escolas. Além das apresentações, o projeto promoveu sorteios de livros entre os alunos e doações de exemplares para as bibliotecas das escolas, ampliando o acesso à leitura e estimulando o contato das crianças com novas histórias.
Espetáculos como Lendas e Lagos, com Juvenal Bernardes e Renata Camargos, O Canto das Sete Lagoas, com Denise Arantes e Daniel Bicalho, e Nana e Lica, com Bruna Bernardes (Nana) e a intérprete de Libras Jacyleine Guedes, encantaram o público infantojuvenil com narrativas que unem música, acessibilidade e imaginação.
Em 2025, o projeto consolidou uma rede de educadores e artistas comprometidos em fortalecer o vínculo entre leitura e sensibilidade, mobilizando a comunidade escolar e reafirmando o potencial da cultura como instrumento de transformação. Por meio das parcerias entre empresa, governo e comunidade em 2026, o projeto pretende chegar a novas escolas e ampliar sua rede de atuação, mantendo viva a missão de apoiar a educação, formar leitores, fortalecer as bibliotecas e cultivar o encantamento das histórias — porque as melhores histórias são, sempre, as que criamos juntos.
CRÉDITO DAS FOTOS: Luciano Almeida
Mais informações: @planetacultura_ | [email protected]
Carnaval 2026 Marina Sena confirma show no Carnaval de Belo Horizonte
Carnaval 2026 Último fim de semana do 7Folia promete muita animação em Sete Lagoas
Carnaval 2026 Carnaval de Cachoeira da Prata terá show da banda Mr. Lex como uma das grandes atrações Mín. 20° Máx. 28°


