
A partir da próxima segunda-feira (24) apenas o público de 10 a 14 anos poderá iniciar a vacinação contra a dengue e receber a primeira dose. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde. O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que são aplicadas com intervalo de três meses. Cabe esclarecer que todo o público de 6 a 9 anos que já recebeu a primeira dose poderá receber a segunda e completar o esquema vacinal.
“A segunda dose está garantida para quem tem entre 6 e 9 anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem essas crianças que estão em atraso para atualizar a caderneta. Não deixe essa oportunidade passar. A dengue é uma doença séria que, em casos mais graves, pode levar à morte”, reforça a subsecretária de Promoção e Vigilância em Saúde, Thaysa Drummond.
A vacina contra a dengue está disponível nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de vacinação devem ser conferidos no portal da PBH.
A orientação para quem teve diagnóstico recente de dengue é aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. Caso a pessoa tenha dengue após tomar a primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja administrada em um período inferior a 30 dias do início da doença.
Para receber a dose é obrigatória a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. É necessário também apresentar o documento de identificação com foto ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e o cartão de vacina.
Inclusão TJMG confirma decisão da comarca de Sete Lagoas que assegura professor de apoio para criança autista
Proibição Anvisa proíbe suplemento alimentar para emagrecimento; saiba qual
Vida saudável Carreta da saúde leva atendimentos gratuitos à população de Prudente de Morais Mín. 17° Máx. 28°
