
A Preqaria Cia de Teatro convida o público para uma jornada única que mistura aventura, ciência e a excentricidade de um dos personagens mais importantes da história brasileira: o paleontólogo dinamarquês Peter Wilhelm Lund. A companhia estreia o espetáculo “Peter Lund – Viagem ao Brasil Profundo” no dia 8 de dezembro, marcando a data exata dos 200 anos da chegada de Lund ao Brasil, e promete uma experiência para toda a família.
O espetáculo, que celebra o primeiro paleontólogo das Américas, foi concebido visando ser não apenas artístico e lúdico, mas também histórico, turístico e educativo. A obra traça um paralelo entre as descobertas científicas de Lund e aspectos da vida no Brasil do século XIX, mesclando o instinto aventureiro do cientista com seu método rigoroso e suas passagens espirituosas e bem-humoradas.
Os ingressos já podem ser adquiridos por meio do Sympla.
A noite de estreia, marcada para as 19h, será especial e imersiva, oferecendo ao público uma experiência completa que vai além do palco. Os espectadores terão a oportunidade de mergulhar no processo de produção e desfrutar de um intervalo gastronômico com Arroz Ouropretense e Pernil ao Molho.
Com direção de João Valadares e orientação dramatúrgica de Luís Alberto de Abreu (conhecido por “Livro de Jó” e “Hoje é Dia de Maria”), a peça é inspirada na biografia de Lund. O texto final foi escrito e estruturado por Valadares, utilizando recursos do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Estado de Minas Gerais.
“Peter Lund – Viagem ao Brasil Profundo” busca apresentar ao público o pensamento científico do século XIX. As descobertas de Lund, feitas principalmente nas grutas de Minas Gerais – como a do Maquiné, descrita por ele com admiração, e a do Sumidouro –, foram revolucionárias.
“Duvido que a formação de estalactites tenha, em qualquer outra caverna conhecida, produzido combinações tão admiravelmente belas como as que são encontradas nesta parte da gruta do Maquiné…” – Peter Lund
Entre 1839 e 1841, ao encontrar fósseis de animais atuais, extintos e o homem juntos na Gruta do Sumidouro, Lund questionou a teoria do catastrofismo vigente na época. Suas descobertas foram tão impactantes citadas por Charles Darwin em sua obra seminal “A Origem das Espécies”, contribuindo para a consolidação da teoria da evolução.
A Preqaria Cia de Teatro, com dezenove anos de história e pesquisa na cultura popular, na farsa e na bufonaria, desenvolveu a montagem com base na concepção de “persona antes da cena”, trabalhando intensamente as ações físico-vocais dos atores.
O público verá em cena, além de Lund, personagens como seu amigo ilustrador Andréas Brandt, o fazendeiro Peter Claussen e figuras do cotidiano da época, como lavadeiras e moradores atendidos pelo cientista.

Os cenários e figurinos são assinados por Marcio Vinicius (referência na cenografia brasileira), e a iluminação, por Allan Calisto, garantindo o impacto visual da obra.
Acompanhe a companhia no Instagram e fique por dentro de todas as novidades: @preqariaciadeteatro
§ Elenco: Iasmin Duarte, Luis Felipe Ficher, Marcelo Drummond, Nathan Brits, Pedro Cordeiro e Thais Azevedo.
§ Direção e Dramaturgia: João Valadares.
§ Orientação Dramatúrgica: Luís Alberto de Abreu.
§ Cenário e Figurino: Marcio Vinicius.
§ Cenotécnico: Rogério Alves.
§ Costureiras: Rejane Montealvão e Regina Rodrigues.
§ Iluminação: Allan Calisto.
§ Orientação Musical: Mestre Saúva.
§ Orientação de Movimento: Lorenzo Kaverna.
§ Criação de Arte: Iasmin Duarte.
§ Realização: Preqaria Cia de Teatro.
§ Data: 8 de dezembro de 2025
§ Horário: 19h
§ Local: Sede da Preqaria Cia de Teatro – Sete Lagoas
§ Classificação: Livre
§ Duração: Aproximadamente 90 minutos, com intervalo gastronômico
§ Ingressos: À venda pelo Sympla
§ Indicado para: Público geral, famílias, estudantes, interessados em teatro, história e ciência
Crime Carreta carregada com 61 placas de energia solar é furtada durante a madrugada em Sete Lagoas
Roubo Motocicleta é furtada durante a madrugada no bairro Nova Cidade, em Sete Lagoas
Sete Lagoas Ponte do Sítio da Abadia é concretada e obra de duplicação avança para a conclusão Mín. 19° Máx. 35°


