
Geração Campeã e Craques do Amanhã, projetos recém-criados pela Secretaria Municipal de Esportes de Sete Lagoas, deverão receber um total de quase R$ 900 mil para execução no próximo ano. Os recursos virão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da iniciativa privada.
“Com apenas onze meses de gestão, conseguimos habilitar os projetos com novas ideias desenvolvidas pelo assessor especial da Secretaria, Marco Túlio da Silva Pereira. Com uma equipe engajada e colaborativa conseguimos apoiar mais de 15 corridas na cidade e diversas competições, inclusive algumas que estavam praticamente abandonadas. Executamos, por exemplo, os Jogos Estudantis de Sete Lagoas (JESEL) 2025 em todas as modalidades e ainda, no início de 2025, quatro modalidades, incluindo o xadrez, que não haviam sido executadas em 2024. Retomamos a Copa do Futuro de Futebol Infantil e a Copa Boa Vista de Veteranos e diversas outras competições locais e regionais, por exemplo a Copa Sudeste de TAEKWONDO”, informou o Secretário Cláudio Raposo.
Ele observou que a Lei de Incentivo ao Esporte se tornará uma política permanente para o setor, com ampliação do percentual de captação de recursos. “Com isso, o esporte em Sete Lagoas poderá também ampliar seus projetos, beneficiando mais cidadãs e cidadãos, especialmente nos bairros”, enfatizou Cláudio Raposo.
Outra boa notícia para o setor é a alteração do Fundo Municipal de Apoio ao Esporte, a exemplo do que aconteceu com o Fundo Municipal da Cultura – área que Cláudio Raposo também comandou até o início deste mês. O Fundo do Esporte, que hoje é sustentado por recursos do ICMS e outros, vem buscando a alteração do seu texto - proposta já encaminhada à Procuradoria do município para aprovação e envio à Câmara - e passará a receber percentuais de outros impostos municipais.

ICMS Esportivo
Cláudio Raposo disse que outra fonte de recursos para o esporte na cidade é o ICMS Esportivo, que vem do governo estadual. “Lamentavelmente, em 2026 não receberemos este incentivo, uma vez que o Município de Sete Lagoas teve uma taxa de aprovação dos participantes de 0%, uma vez que todos os programas projetos de 2024, incluídos na amostra foram reprovados.”, contou.
O programa funciona da seguinte forma: todas as atividades desportivas realizadas em um ano pelo município precisam ter registros que comprovem a execução; no ano seguinte, tais documentos e informações são enviados para o governo estadual que, após análise e aprovação, envia no próximo ano os recursos investidos, portanto, um ciclo de 3 anos.
“Isso não acontecerá a partir do próximo ano, quando enviaremos toda a documentação exigida pelo governo estadual sobre as ações que realizamos em 2025, dentro dos critérios exigidos. As ações já estão registradas em nosso sistema em pastas compartilhadas e de livre acesso a toda a equipe”, disse. E concluiu: “com toda certeza, sairemos da péssima posição no ranking do programa, que é de 321 dentre 580 municípios; subiremos cada vez mais com tantas realizações”.
Natal Comércio de Sete Lagoas terá horário estendido para o Natal e o Ano Novo
Acidente Acidente entre dois veículos deixa feridos e revela condutora embriagada em Sete Lagoas
Notícia falsa É fake: não há concursos abertos na Prefeitura de Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°


