
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) revitalizou os jardins temáticos da área de visitação do Jardim Botânico. As intervenções foram no Jardim das Bromélias, Jardim de Plantas Medicinais, Aromáticas e Tóxicas, em um canteiro do Jardim de Folhagens e dois corredores do Jardim de Plantas Xerófitas. Além disso, o Jardim de Flores e Cores passa por manutenções constantes. Além do plantio de espécies da flora nacional e exótica, foi feita a recuperação do paisagismo de alguns canteiros, a incorporação e manejo de novas espécies.
Fernanda Villani, bióloga do Jardim Botânico, destaca que a revitalização dos jardins é essencial para a experiência dos visitantes na área de visitação, pois garante a manutenção da biodiversidade e a beleza cênica das coleções botânicas. “Além disso, a renovação dos espaços contribui para um ambiente mais seguro e acessível, melhorando a qualidade do lazer e do aprendizado sobre a flora do Jardim Botânico”.
O Jardim de Bromélias ganhou novo paisagismo com a formação de espaços com formas geométricas e cores distintas. O destaque é a exuberante bromélia-imperial (Alcantarea imperialis), além do gravatá-Águia (Aechmea aquilega) e da guaricana-uva (Billbergia amoena).
O Jardim de Plantas Medicinais, Aromáticas e Tóxicas agora tem canteiros temáticos, de acordo com o projeto Jardins do Sagrado, com plantas importantes para as religiões afro-brasileiras (como candomblé e umbanda). “É a oportunidade para ampliar o conhecimento sobre essas espécies e promover a difusão de informações sobre os ritos que envolvem a utilização destas plantas”, ressalta a bióloga.
Além de criar um espaço específico para o cultivo de espécies usadas em cerimônias dessas religiões, como o Acocô (Newbouldia laevis), muito importante para os povos tradicionais, a parceria de representantes dessas religiões com a FMPZB permite o desenvolvimento de atividades de educação ambiental que relacionam conservação das espécies com aspectos culturais e religiosos.
O Jardim de Plantas Medicinais, Aromáticas e Tóxicas tem várias plantas muito conhecidas na elaboração de remédios caseiros, de perfumaria ou que apresentam um forte simbolismo místico, como arruda (Ruta graveolens), malva-de-cheiro (Pelargonium graveolens), canela (Cinnamomum verum), bálsamo (Sedum dendroideum), alcanfor (Cinnamomum camphora), incenso (Plectranthus coleoides), lavanda (Lavandula angustifólia), lança de Ogum (Sansevieria cylindrica), barba-de-bode (Aristida longiseta), olho-de-cabra (Ormosia arborea); espada de São Jorge (Dracaena trifasciata) e espada de Santa Bárbara (Dracaena trifasciata).
O Jardim de Plantas Xerófitas (adaptadas a ambientes com pouca água), anteriormente chamado de Jardim de Suculentas, teve o acervo ampliado com a introdução de novas espécies. Foram revitalizados os canteiros de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), babosas (Aloe vera) e mandacaru (Cereus jamacaru), além do replantio de batatas-do-inferno, espadinhas e palmas.
Além da substituição de um canteiro antigo de kalanchoes por um novo de agaves-polvo (Agave vilmoriniana) e agaves-palito (Agave geminiflora), foi feito o plantio do cacto parafuso (Cereus peruvianus tortuosus), espécie que não havia no Jardim.
No Jardim de Folhagens foi feito o plantio de medinila (Medinilla magnifica), tipo de planta que se destaca pelas inflorescências pendentes de coloração rosada a arroxeada e pelas folhas grandes, coriáceas e ornamentais. Originária das florestas tropicais do Sudeste asiático, a espécie aprecia ambientes sombreados e úmidos, tornando-se um ponto de interesse pela exuberância e elegância.
A revitalização dos jardins foi feita por dois biólogos, uma paisagista, um engenheiro ambiental, dois encarregados de equipes de manutenção, 18 agentes ambientais e um pai de santo. A grande maioria das mudas é proveniente do próprio Jardim Botânico, onde são mantidas matrizes para o replantio. Em 2026 está programada a continuidade do trabalho em mais canteiros do Jardim de Plantas Medicinais, Aromáticas e Tóxicas, Jardim de Plantas Xerófitas, no jardim lateral e dentro das estufas temáticas.
HIV Brasil fica livre da transmissão do vírus HIV de mãe para filho, afirma OMS
Aniversário de BH Operação de trânsito para o show de aniversário de BH na Praça da Estação
Segurança Pública Celebração do aniversário de BH será monitorada por Posto de Comando
Transporte Público PBH anuncia “Madrugão”, com mais ônibus e nova linha na madrugada, e publica decreto de gratuidade
Assistência Social Consulta para retirada de alimentos do Cesta nas Férias começa nesta sexta-feira (12)
Segurança Operação Natal Seguro amplia atuação da Guarda Municipal em pontos movimentados Mín. 20° Máx. 26°


