
É prevista para o primeiro semestre de 2026 a assinatura do contrato da produção de novos blindados de combate de cavalaria produzidos em Sete Lagoas para o Exército Brasileiro, através da fábrica de veículos de defesa da IVECO em um consórcio com um grupo italiano. Os equipamentos terão produção totalmente nacional já em 2027.
A Viatura Blindada de Combate de Cavalaria (VBC Cav) Centauro II-BR é um caça-tanques de tração 8×8 com peso de 30 toneladas, armado com canhão de 120 mm e 45 calibres, produzida pelo consórcio entre a IVECO Defense Vehicles (IDV) e a Leonardo (empresa italiana que adquiriu a divisão de defesa da montadora), vencedores da concorrência internacional em 2022. Serão produzidos 96 unidades com investimentos na casa dos R$ 5 bilhões.
As primeiras unidades serão produzidas fora do Brasil, com finalização em Sete Lagoas – a proposta é que até 2027, os cascos e torres do Centauro II-BR sejam produzidos na cidade, além da fabricação de 60% dos componentes do blindado. Para isso, o acordo firmado pontua que haverá a transferência de tecnologia de fabricação das munições e dos sistemas de controle de tiro, eletrônica, sensores e equipamentos optrônicos.
A nova viatura substituirá o EE-9 Cascavel, operado pelo Exército há cerca de 50 anos. Além de modernizar os equipamentos, o Centauro II-BR terá maior mobilidade de capacidade de proteção do que o veículo anterior. Dois protótipos do novo veículo já estão em testes. O acordo prevê entregas de veículos até o ano de 2033.
Fábrica de Sete Lagoas também produz Guarani
Além do Centauro II-BR, a IDV produz as viaturas blindadas Guarani, que já somam mais de 700 unidades entregues ao Exército Brasileiro desde o início do projeto, há 20 anos. O programa estratégico “Forças Blindadas” consolidou o Guarani como peça central da modernização da frota militar, com versões que incluem transporte de tropas, posto de comando, ambulância, porta-morteiro e defesa antiaérea.
O blindado Guarani se destaca por incorporar tecnologias de proteção balística, sistemas de comando e controle e capacidade de operar em diferentes terrenos, sendo considerado um dos mais versáteis da frota terrestre. Além dele, a família inclui novos modelos em desenvolvimento, como viaturas de ambulância e comando, além de projetos paralelos como o Guaicurus.
Prisão Homem é preso após causar tumulto e ferir fiéis durante missa em Sete Lagoas
Temperatura Sete Lagoas registra máxima de 34,4°C neste domingo, aponta estação da Embrapa
Atualização Atualização: jovem é morto a tiros dentro de casa no bairro Belo Vale, em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 36°

